Abstract
Objetivo: avaliar o estado nutricional de industriários e associações com fatores sociodemográficos, estilo de vida e condições de saúde. Método: Estudo transversal realizado em uma indústria gráfica da área metropolitana do Recife, PE, no período de maio a junho de 2011; com 146 adultos (97 homens e 49 mulheres). Os dados avaliados foram: sociodemográficos (sexo, idade, estado civil, renda, escolaridade), estilo de vida (atividade física), antropométricos (peso, estatura, circunferência da cintura, circunferência do quadril) e comorbidades. Na análise dos dados utilizou-se o Teste Exato de Fisher, para associações das diferentes faixas de IMC com as variáveis analisadas; foi usado o nível de significância de 5%. Resultados: A prevalência do excesso de peso foi de 56,16%, no grupo total. Houve associação significativa da obesidade nos homens (P = 0, 038), com a faixa etária de 30-40 anos de ambos os sexos (P= 0, 018) e nos indivíduos casados (P < 0,001). Naqueles com renda em torno de um salário mínimo, prevaleceu a eutrofia (P <0, 001). Não ocorreu interferência do estado nutricional nos demais fatores analisados. Dentre os perímetros avaliados, apenas a Relação Cintura/Estatura se mostrou elevada em 55,5 % dos indivíduos obesos de ambos os sexos. Conclusão: O excesso de peso foi prevalente em ambos os sexos, sendo a obesidade mais freqüente nos homens de união estável, onde o índice de massa corporal em todo grupo sofreu interferência da idade, estado civil e renda.
Palavras-chave: Estado Nutricional. Obesidade. Sobrepeso. Estilo de vida.
Publisher
Revista da Associacao Brasileira de Nutricao - RASBRAN
Reference39 articles.
1. Lacey K, Pritchett E. Nutrition care process and model: ADA adopts road map to quality care and outcomes massagement. J Am Diel Assoc. 2003;103(8):1061-72.
2. Gibson R. Principles of nutritional assessment. 2ª ed. New York: Oxford University Press. 2005.
3. Organização Mundial de Saúde. Dieta, nutrición y prevención de enfermidades crônicas. (Série de informestécnicos, 797). Genebra: OMS. 1990.
4. Popkin B. The nutrition transition in low-income countries: an emerging crisis. Nutr Rev.1994;52(9): 285-98.
5. World Health Organization. Global health risks: mortality and burden of disease attributable to selected major risks. Geneva: World Health Organization; 2009.
Cited by
1 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献