Abstract
A busca pelo desenvolvimento de negócios inovadores tem levado muitas universidades a estabelecerem parques tecnológicos para o desenvolvimento de startup. O Feevale Techpark representa um desses ambientes no quais empreendimentos inovadores em seus modelos de negócios se estabelecem na busca de apoio e sinergia para o seu crescimento. Entender a inovação no modelo de negócios das empresas instaladas no parque foi o objetivo dessa pesquisa. Para mensurar inovação em modelo de negócio foram utilizadas as dimensões do modelo Canvas. A abordagem metodológica compreendeu o desenvolvimento de uma pesquisa do tipo levantamento com a aplicação de um questionário online. Considerando uma população de 34 empresas, 25 responderam às perguntas. A partir da análise dos dados constatou-se que o maior nível de inovação se encontra na dimensão proposta de valor, seguida por: segmento de cliente, estrutura de custos, relacionamento com clientes, canal, recursos principais, parcerias principais e, por fim, fontes de receitas. Percebeu-se que o conhecimento científico é um fator fundamental nesses empreendimentos o qual, associado a capacidade de identificação deoportunidades de diferenciação com foco nas necessidades dos clientes, tem levado ao desenvolvimento de negócios inovadores. A associação entre conhecimento e oportunidades mercadológicas é uma das formas de geração de negócios inovadores que permite o desenvolvimento de startup voltadas ao atendimento de necessidades já existentes, porém de formas mais adequadas à demanda do mercado.
Publisher
Fundacion Universitaria Ceipa
Reference42 articles.
1. Value creation in e-business;Amit;Strategic Management Journal,2001
2. From the entrepreneurial university to the university for the entrepreneurial society;Audretsch;The Journal of Technology Transfer 39 (3),2014
3. Audy, J.L.N. (2006). Entre a Tradição e a Renovação: Os desafios da Universidade Empreendedora. En Morosini, M. (Org.), A Universidade no Brasil: concepções e modelos. Brasilia, Brasil: Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
4. Barcellos, E.E.I., Botura Júnior, G.B. and Ramirez, C.M.S. (2016). The creative economy on the environment of the technological parks and incubators. International Journal of Innovation, 4 (2), 140-154.
5. Bittencourt, B. et al. (2019). Cluster Innovation Capability: A systematic review. International Journal of Innovation, 7 (1), 26-44.