Abstract
Desde a década de 1980, um número crescente de universidades, como parte de sua missão, passa a assumir transformações internas a fim de se adaptar às condições externas e legitimar o seu papel na economia, dando origem a um novo tipo de universidade: a universidade empreendedora. Este estudo analisou os elementos determinantes da orientação empreendedora (OE) nas universidades públicas federais da Região Nordeste do Brasil, por meio da utilização da escala Entre-U, desenvolvida pelos autores Todorovic, McNaughton e Guild (2011), tendo como construto as dimensões denominadas mobilização da pesquisa, não-convencionalidade, colaboração com o setor produtivo e política universitária. Essa escala foi constituída, especificamente, para analisar a OE nas universidades públicas. Foram utilizados a metodologia quantitativa e o método de pesquisa survey. Os dados foram analisados com o uso de análise fatorial exploratória e os resultados apontaram, entre outros aspectos, a dimensão mobilização da pesquisa a que melhor representou a OE e cujas práticas focam no envolvimento do aluno para a participação em pesquisa aplicada.
Publisher
IBEPES (Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sociais)
Reference50 articles.
1. Andrade, J. A. (2012). Universidades Empreendedoras e o contexto do nordeste brasileiro. Revista Gestão & Tecnologia, 12(2), 4-32.
2. Babbie, E. (2001). Métodos de pesquisa de survey. Belo Horizonte: Editora da UFMG.
3. Running government like a business: implications for public administration theory and practice;Box;The American Review of Public Administration,1999
4. Camargo, G. J., & Dalmarco, G. (2016, setembro). Características da universidade empreendedora: Um estudo de caso na universidade tecnológica federal do Estado do Paraná. Anais do Encontro da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração - Anpad, 40 Costa do Sauipe, Bahia, Brasil.
5. Mode 3 and quadruple helix: toward a 21st century fractal innovation ecosystem;Carayannis;International Journal of Technology Management 46,2009