Mulheres sertanejas cordelistas e a organização de um espaço de fala no cordel feminino

Author:

Figueiredo Marina Dantas deORCID,Teixeira Juliana CristinaORCID,Feitoza Luciana Bandeira de OliveiraORCID

Abstract

O direito à fala, como direito de se expressar e ter sua narrativa e interpretação da realidade vivida considerada, tem sido historicamente negado ou dificultado a determinados grupos sociais. As mulheres sertanejas, sobre as quais interseccionam categorias de opressão, seguem lutando contra heranças da desigualdade estrutural de gênero,  que colocam o sertão brasileiro em condições estruturais subalternizadas. Nosso objetivo neste estudo é propor a ideia de ‘espaços de fala’ para analisar a busca por legitimação de formas de produção de conhecimento no âmbito das práticas cotidianas de enfrentamento de mulheres sertanejas cordelistas, na forma de expressões subjetivas coletivas ou individualizadas, especificamente no contexto da literatura de cordel. Para tanto, realizamos pesquisa qualitativa baseada em análise documental de cordéis e observação não participante para compreender como a prática literária de mulheres cordelistas se constitui enquanto espaço de fala.  Numa contribuição à teoria sobre lugar de fala, concluímos que a organização da literatura de cordel como ‘espaço de fala’ passa pela (1) apropriação feminina do cordel como meio de reivindicação, que assume a função de representação escrita da fala das mulheres sertanejas; (2) busca por reconhecimento das cordelistas, individualmente, na cena literária do cordel; e (3) relação com o ativismo político em torno das questões femininas e do vocabulário feminista.

Publisher

IBEPES (Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sociais)

Reference76 articles.

1. Albuquerque, D. (2017). Preconceito contra a origem geográfica e de lugar: as fronteiras da discórdia. São Paulo: Cortez Editora.

2. Albuquerque, D. (2008). O objeto em fuga: algumas reflexões em torno do conceito de região. Revista Fronteiras, 10(17), 55-67.

3. Almeida, A. M., Zilly, B., & Lima, N. (2001). Apresentação. In A. M. Almeida, B. Zilly, & N. Lima, N. De sertões, desertos e espaços incivilizados. (pp. 7-9). Rio de Janeiro: Mauardi e Faper.

4. Amado, J. (1995). Região, sertão, nação. Estudos Históricos, 08(15), 145-151.

5. Anzaldúa G. (2012). Borderlands/La Frontera: the new mestiza. 4ºed. San Francisco: Aunt Lute Books.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3