Abstract
A presente pesquisa buscou compreender as vivências dos servidores Técnico-Administrativos em Educação (TAEs) de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES), em um contexto de desflexibilização da jornada de trabalho, à luz da teoria da Psicodinâmica do Trabalho. O processo de desflexibilização é compreendido aqui como um retorno à jornada de trabalho que uma vez fora flexibilizada. Metodologicamente, recorreu-se ao uso da triangulação metodológica devido à complexidade do estudo. Optou-se pela aplicação do Inventário sobre Trabalho e Riscos de Adoecimento (ITRA) para compreensão do cenário geral da instituição e, posteriormente, constituiu-se um grupo focal para a coleta das informações qualitativas. Para análise dos dados quantitativos, foi utilizada a estatística descritiva e, para os dados qualitativos, a análise de conteúdo. A pesquisa confirmou empiricamente que as vivências de sofrimento patogênico têm se estabelecido no trabalho efetivo dos TAEs, sendo potencializadas pelo processo de desflexibilização da jornada, e que a instituição opera promovendo altos riscos de adoecimento desses profissionais.
Publisher
IBEPES (Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sociais)
Reference51 articles.
1. Andrade, P. P. (2016). "Como vai você?": A percepção das relações socioprofissionais de trabalho dos servidores de um órgão do poder judiciário brasileiro. Negócios em Projeção, 7(1), 01-10.
2. Contexto de trabalho e custo humano no trabalho em um órgão do poder judiciário brasileiro;Antloga;Ciência & Saúde Coletiva,2014
3. Augusto, M. M., Freitas, L. G., & Mendes, A. M. (2014). Vivências de prazer e sofrimento no trabalho de profissionais de uma fundação pública de pesquisa. Psicologia em Revista, 20(1), 34-55.
4. Bardin, L. (2016). Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70.
5. New Ways of Working: does flexibility in time and location of work change work behavior and affect business outcomes?;Block;Work,2012
Cited by
1 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献