Author:
Souza Antonio Artur de,Noveli Márcio
Abstract
A Tecnologia da Informação (TI) se desenvolveu muito nos últimos 40 anos e, apesar dos altos montantes e daparticipação intensiva da TI nas empresas, a avaliação desse investimento não é uma tarefa simples. A questãoda avaliação do investimento em TI teve uma ênfase maior a partir das descobertas, nos EUA, de que os altosinvestimentos em TI não estavam trazendo aumento na produtividade para o país, dando origem ao chamadoparadoxo da produtividade. As perguntas que se seguiram, sobre qual era o retorno que a TI trazia àsempresas, e como medi-lo, passaram das perspectivas quantitativas às qualitativas ao longo dos anos.Entretanto, não se chegou a um consenso sobre o retorno que a TI trás às empresas e nem sequer comomensurá-lo, sendo que algumas possíveis razões para o problema foram desenvolvidas. A partir de um estudobibliográfico de natureza exploratória e descritiva, verificou-se que a tarefa do administrador em avaliar osinvestimentos em TI é difícil devido às dimensões que devem ser consideradas, e à quantidade de técnicas demensuração, que a tornam uma tarefa complexa. Assim, a utilização de técnicas híbridas, como o balancedscorecard, pode ser uma possível solução, permitindo uma melhor avaliação deste investimento.
Publisher
IBEPES (Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sociais)
Reference25 articles.
1. AKSOY, A. Computers are not dynamos: frontiers in the diffusion of information technology. Futures, may, p. 402-414, 1991.
2. BETENCOURT, P. R. B. Desenvolvimento de um modelo de análise multicriterial para justificativa de investimentos em tecnologia da informação, 2000, 163 f, Mestrado (Mestrado em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul.
3. BRYNJOLFSSON, E. & HITT, L. M. Computing productivity: firm-level evidence. Disponível em . Acesso em 30/10/2003.
4. BRYNJOLFSSON, E. & YANG, S. Information technology and producitivity: a review of the literature. Advances in Computers , Academic Press, vol. 43, p. 179-214, 1996.
5. CHAN, Y. E. IT value: the great divide between qualitative and quantitative and individual and organizational measures. Journal of Management Information Systems, vol. 16, n. 4, spring, p. 25-261, 2000.