Abstract
O objetivo deste estudo é investigar quais variáveis influenciam positivamente a intenção de aceitação do WhatsApp por professores universitários como ferramenta para o processo de ensino e aprendizagem, em um ambiente do ensino presencial. Para tal, utilizou-se o Modelo de Aceitação de Tecnologia (TAM). Foi aplicado um questionário on-line que resultou em uma amostra de 229 professores, que foi analisada por meio da Modelagem de Equações Estruturais (SEM). Os resultados apontam que o construto compatibilidade obteve grande influência sobre a facilidade de uso percebida, utilidade percebida e a atitude em relação ao uso. A atitude em relação ao uso também apresentou forte influência sobre a intenção de uso do WhatsApp. Por fim, os resultados sugerem que os professores universitários consideram como aspectos relevantes e influenciadores de uma atitude positiva em relação ao uso do WhatsAppa compatibilidade com seus valores, necessidades e experiências e a percepção do quanto útil pode ser o seu uso.
Publisher
IBEPES (Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sociais)
Reference49 articles.
1. Convenience or nuisance?: The 'WhatsApp' dilemma;Ahad;Procedia-Social and Behavioral Sciences,2014
2. The Theory of Planned Behavior;Ajzen;Organizational Behavior and Human Decision Processes,1991
3. Al-Emran, M., Mezhuyev, V., & Kamaludin, A. (2018, outubro). Technology acceptance model in M-learning context: a systematic review. Computers & Education, 125(SPE), 389-412.
4. Representing and testing organizational theories: a holistic construal;Bagozzi;Administrative Science Quarterly,1982
5. Banda, S. L. (2011). What Are The Main Determinants For The Attitude to Use Mobile Phone Application in Suriname. Dissertation, Maastricht School of Management (MSM), Maastricht, the Netherlands and the FHR Institute for Social Studies (FHR), Suriname.