Abstract
A pandemia da COVID-19 forçou a adoção do teletrabalho domiciliar como alternativa à viabilização das operações de várias empresas, o que implicou adequações nos modelos de gestão. Assim, o objetivo deste artigo é identificar as relações entre estilos de liderança - transacional e transformacional, clima organizacional, satisfação do teletrabalhador e incivilidade do gestor no contexto do trabalho domiciliar, no curto prazo e, potencialmente, no longo prazo. A pesquisa é quantitativa com uso modelagem de equações estruturais estimadas por mínimos quadrados parciais. Os resultados mostram que ambos os estilos de liderança e o clima organizacional impactam positivamente a satisfação do teletrabalhador. Adicionalmente, o clima organizacional medeia parcialmente as relações entre estilos de liderança e satisfação do teletrabalhador. No entanto, o efeito moderador da incivilidade não é confirmado. Com isso, contribui-se com a organização em teletrabalho domiciliar total ou parcial, uma tendência pós-pandemia ou em novas situações semelhantes. Por meio da perspectiva da Teoria do Ajuste, destaca-se a relação entre os construtos estudados em um contexto virtual, o que contribui para o campo de estudos de gestão de pessoas.
Publisher
IBEPES (Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sociais)
Reference56 articles.
1. Abbad, G. S., Legentil, J., Damascena, M., Miranda, L., Feital, C., & Neiva, E. R. (2019). Percepções de teletrabalhadores e trabalhadores presenciais sobre desenho do trabalho. Revista Psicologia: Organizações e Trabalho, 19(4), 772-780.
2. Relationship between remote work, organizational climate, and work stress on employee performance;Akmalia;International Journal of Social Health,2023
3. Allen, T. D., Golden, T. D., & Shockley, K. M. (2015). How effective is telecommuting? Assessing the status of our scientific findings. Psychological Science, 16(2), 40-68.
4. What works for you may not work for (Gen) Me: limitations of present leadership theories for the new generation;Anderson;The Leadership Quarterly,2017
5. (In) civilidade no trabalho: medidas e modelos;Andrade;Revista Psicologia Organizações e Trabalho,2020