Abstract
RecentementeRecentemente foi reconhecida, na teoria institucional, a questão da dinâmica espaço-temporal dos processos institucionais e a sua influência em territórios delimitados. Com base no conceito de institucionalismo situado, esse estudo problematizou o caso do Polo Industrial e Tecnológico da Saúde (PITS), localizado na cidade do Eusébio, que tem entre os seus objetivos desenvolver o setor da saúde do Estado do Ceará. O objetivo do artigo foi compreender o processo de institucionalização do PITS. Tendo como questão guia: o processo de institucionalização do PITS, localizado na cidade de Eusébio, ocorre de forma situada? A metodologia baseou-se na estratégia do estudo de caso qualitativo. Além disso, uma pesquisa documental com levantamentos de materiais e a constituição de um acervo da pesquisa foi efetuada. Para a análise foram selecionadas as “pistas documentais”, a fim de estabelecer as ligações, as comparações e a constituição de configurações significativas entre os elementos e as dimensões pertinentes dos textos documentais com o objetivo da pesquisa. Por um lado, os resultados evidenciaram que, nesta fase de implementação, o processo de institucionalização do PITS se pautou mais pelo tradicional modelo das políticas regionais; e menos pela organização de práticas institucionais situadas no sentido de mobilizar uma rede de atores que conecte pessoas, cotidianos e organizações entre diferentes lugares, tanto na cidade do Eusébio, como na cidade vizinha, Fortaleza. Contudo, no caso do PITS esta concepção de organização em alusão ao espaço estabeleceu um nível de análise que permitirá a consideração e o aprofundamento desses processos microssociais em estudos futuros.
Publisher
IBEPES (Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sociais)
Reference109 articles.
1. Amaral Filho, J., Mendes, L., Castro, F. J. A., & Lopes, N. M. (2010). Potencialidades e perspectivas para o desenvolvimento do complexo econômico industrial da saúde no estado do Ceará. Nota Técnica. Fundação Osvaldo Cruz-Fiocruz/Ceará. Grupo de Pesquisa em Saúde.
2. An institutionalist perspective on regional economic development;Amin;International journal of urban and regional research,1999
3. Regional innovation systems: Theory, empirics and policy;Asheim;Regional studies,2011
4. Institutional change in economic geography;Bathelt;Progress in human geography,2014
5. Becker, H. S. (1994). Métodos de pesquisa em Ciência Social. São Paulo: Hucitec.