As resistências ao mercado de alimentos transgênicos efetuadas pelo Greenpeace e Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor

Author:

Silva Rosana OliveiraORCID,Barros Denise FrancaORCID

Abstract

Enquanto alguns poderosos agentes do mercado consideram que os alimentos transgênicos são seguros e necessários, existem organizações sociais de resistência por verem riscos à saúde humana e ao meio ambiente. A resistência pode ser entendida como a maneira que indivíduos e grupos praticam uma estratégia de apropriação em resposta às estruturas de dominação. Assim, o objetivo deste manuscrito é identificar e discutir as ações de resistência ao mercado de alimentos transgênicos efetuadas pelo Greenpeace e Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor. Esta pesquisa caracteriza-se como qualitativa e o corpus foi composto pelas matérias da Folha de S. Paulo, do O Estado de S. Paulo e dos sites das duas organizações, no período de 1998 a 2020. Os dados foram analisados pela técnica da análise temática. Os resultados mostraram muitas ações ao longo dos anos e que elas foram dirigidas ao governo e agentes políticos, às empresas, ao judiciário e aos consumidores individuais. Podemos dizer que as intenções das ações eram impedir que o mercado existisse. Contudo, foi a articulação das organizações com atores distintos que possibilitou que muitas das ações fossem bem-sucedidas. Esta pesquisa contribui para novos estudos de resistência que levem em consideração que o mercado é uma arena com vários agentes, e que, neste contexto, a potencialidade dos movimentos sociais deve ser observada.

Publisher

IBEPES (Instituto Brasileiro de Estudos e Pesquisas Sociais)

Subject

General Medicine

Reference114 articles.

1. Abrasco (2015). Dossiê Abrasco: um alerta sobre os impactos dos agrotóxicos na saúde. Organizadores: Carneiro, F. F. et al. Recuperado em 20 junho, 2021, de https://www.abrasco.org.br/dossieagrotoxicos/wp-content/uploads/2013/10/DossieAbrasco_2015_web.pdf.

2. Aldé, A., Escobar, J., & Chagas, V. (2007). A febre dos blogs de política. Revista FAMECOS: mídia, cultura e tecnologia, (33), 29-40.

3. Alonso, A., & Favareto, A. (2012, Março 10). Do Rio ao Rio. Revista Comciência, 136 (1). Recuperado em 20 junho, 2021, de http://comciencia.scielo.br/pdf/cci/n136/07.pdf.

4. Alves, M. R., Oliveira, E. U. A. D., Campanate, C. M. T., & D'Andréia, C. F. D. B. (2010, Maio). Entre a forma e o conteúdo: análise de como os elementos gráficos adotados pela Folha de S. Paulo influenciam a leitura do jornal. Anais do Congresso de ciências da comunicação na região sudeste, 15, Vitória. Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação.

5. Barbosa, M. A. D. S., Silva, M. R. D. S., & Nunes, M. S. C. (2017, Outubro). Pesquisa qualitativa no campo estudos organizacionais: explorando a análise temática. Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, 41, São Paulo. Anais do Encontro Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, São Paulo, Anpad.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3