Abstract
A presente pesquisa objetiva analisar a gestão do Programa Escolas Interculturais de Fronteira, como uma política educacional de formação de professores, específica para região de fronteira. Em aspectos metodológicos, buscou-se na avaliação de uma política educacional e seus possíveis impactos (BAKER, 2000) e na pesquisa documental (CELLARD, 2008) responder ao pro- blema: A gestão do PEIF, como uma política de formação de professores, atingiu seu objetivo na educação em região de fronteira? Para tanto, organizou-se o artigo em três seções, onde a primeira identifica o lócus de pesquisa, ou seja, a fronteira seca do Brasil com o Paraguai. Já a segunda se- ção evidencia como surgiu o Programa Escolas Interculturais de Fronteira (PEIF) e seus principais desafios. A terceira seção expõe a organização da parceria estabelecida entre Ministério da Edu- cação (MEC), Universidades e escolas de fronteira que aderissem ao Programa. As considerações finais evidenciam que há desafios na política voltada para a educação de fronteira, contudo trouxe um ressignificado para as especificidades regionais.
Publisher
Universidade Federal de Grande Dourados
Reference29 articles.
1. ALBUQUERQUE, J. L. Conflito e integração nas fronteiras dos “brasiguaios”. Caderno CRH, Salvador, v. 23, n. 60, p. 579-590, set./dez. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ccrh/a/km4KGffFHYwrDFxtbkhBvNN/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 10 fev. 2021.
2. ALVAREZ, I. M. J. O (in)cômodo hibridismo linguístico dos alunos da fronteira Brasil/Uruguai: O desafio docente. 2016. 198 f. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Católica de Pelotas, Pelotas, 2016.
3. ASSIS, J. H. do. V. P. Veias abertas nas fronteiras internacionais do Brasil: percalços na efetivação da educação como um direito universal. International Studieson Law and Education, v. 22, p. 83-94. jan./abr. 2016.
4. BAKER, J. Evaluating the impact of development projects on poverty: A handbook for practitioners. Washington: World Bank, 2000.
5. BORGES. P. Programa Escolas Interculturais de Fronteira: uma proposta pedagógica intercultural. In: BRASIL. TV Escola. Salto para o Futuro. Escolas Interculturais de Fronteira. 2014. ano XXIV.