Abstract
O campo de estudos do Turismo como o conhecemos atualmente se molda a partir do período da Revolução Industrial, e esse fenômeno cresce com o passar dos anos ao passo que também cresce a sua relevância para o poder público. O objetivo do presente estudo foi identificar a pedagogia cultural presente no vídeo elaborado pelo Ministério do Turismo, intitulado “Mtur 20 anos”, referente aos 20 anos de sua criação. A metodologia utilizada foi a análise com aportes teóricos produzidos pelos estudos culturais e pelos estudos na área do Turismo, ambos considerados multi/interdisciplinares. Dentre os resultados, observamos a construção de uma pedagogia que liga o poder público à preservação do meio ambiente através do turismo, mesmo com os dados mostrando um aumento crescente do desmatamento e da destruição da nossa fauna e flora. Outra pedagogia apresentada é a que relaciona o governo com o incentivo ao empreendedorismo e desenvolvimento do setor. Tais resultados evidenciam que o vídeo “MTur 20 anos” constitui uma pedagogia cultural complexa e contraditória.
Publisher
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Reference46 articles.
1. ALBUQUERQUE, Mariene Cavalcante Borba de; NASCIMENTO, Felipe Gomes do; NÓBREGA, Wilker Ricardo de Mendonça. Dialogando com os conceitos de Turismo de Base Comunitária e Turismo Criativo. Cenário: Revista Interdisciplinar em Turismo e Território, v. 11, n. 1, p. 298-319, 2023.
2. ALCÂNTARA, Liliane Cristine Schlemer; GRIMM, Isabel Jurema; BARBOSA, Laudiene de Souza. Ecoturismo e Desenvolvimento Territorial Sustentável em Chapada Dos Guimarães, Mato Grosso, Brasil. (SYN) Thesis, v. 16, n. 2, p. 97-113, 2023.
3. AZEVEDO, Maurício Sanitá et al. Segmentação no setor turístico: o turista LGBT de São Paulo. Revista de Administração da Universidade Federal de Santa Maria, v. 5, n. 3, p. 493-506, 2012.
4. BERG, Tiago José. Símbolos do Brasil. Panda Books, 2023.
5. BENI, Mário Carlos. Análise estrutural do turismo. 3. ed. São Paulo: Senac, 2000.