Transtorno Opositor Desafiador: estratégias e concepções pedagógicas no processo de ensino-aprendizagem de uma escola pública do município de Uruguaiana/RS

Author:

Utzig Silvia MossiORCID,Balk Rodrigo de SouzaORCID

Abstract

O Transtorno opositor desafiador (TOD) é um transtorno disruptivo, do controle de impulsos e da conduta, caracteriza-se por um padrão de comportamentos hostis, desafiadores e desobedientes, iniciados normalmente entre seis e oito anos de idade. Crianças com essa faixa etária estão nos primeiros anos do ensino fundamental, etapa importante da escolarização e alfabetização a qual prioriza o desenvolvimento intelectual e pessoal. Estabelecer estratégias que atendam as práticas inclusivas pelos docentes facilita o processo de ensino-aprendizagem para atender às necessidades dessas crianças. O objetivo geral deste estudo foi investigar a concepção sobre TOD e as estratégias pedagógicas utilizadas por professores no processo de ensino-aprendizagem destes estudantes nos anos iniciais do Ensino Fundamental I. Trata-se de um estudo transversal, descritivo exploratório de abordagem qualitativa, composto por 14 professores dos anos iniciais de 1 escola da rede pública municipal de ensino de Uruguaiana/RS. Como técnica de coleta de dados, foi realizada uma entrevista semiestruturada e observações através de um diário de campo. Os resultados foram discutidos à luz da análise de conteúdo de Bardin (2011) e apontam a importância do tema para a sociedade. Os resultados gerados mostram a falta de políticas públicas (legislação, estudos científicos, divulgação) voltadas ao atendimento da criança com TOD no ambiente escolar, bem como as fragilidades e barreiras enfrentadas pelos professores. Assim, evidenciando a necessidade de formações específicas de forma permanente e/ou contínua para a inclusão efetiva de crianças com o transtorno em um ambiente oportuno de ensino-aprendizagem, favorecendo todo âmbito escolar em que esteja inserida.

Publisher

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Reference31 articles.

1. ALARCÃO, Isabel. Formação continuada como instrumento de formação docente. In: Veiga, Ilma (Org.). Caminhos de profisssionalização do magistério. Campinas, SP: Papirus, 1998.

2. ALENCAR, Gildiney. Penaves. de; CAMPOS, Elen. Villegas.; PINTO, Vanderlei. Porto.; GONÇALVES, Jackon. Lemos.; OVANDO, Ramon. Gustavo.de Moraes.; SILVA, Josivaldo. Godoy. da; PINTO, Alexandra. Maria. Almeida. Carvalho. Inclusion of students with downsyndrome in Brazilian schools. International Journal for Innovation Education and Research, v. 7, n. 11, p. 1290–1300, 2019.

3. ANDRADE, Ana Paula Silva; RIBEIRO, Ana. Luiza. Barcelos; ANDRE, Bianka Pires; JORGE, Ana Paula Silva Andrade. As especificidades do Transtorno Opositor Desafiafor no processo de inclusão escolar. In WESSELOVICZ, Glaucia; CAZINI, Janaína (Orgs). Diálogos sobre Inclusão. Ponta Grossa, PR: Atena, 2019.

4. ANHAIA, Tanise. Cristaldo.; KLAHR, Patricia. da Silva.; CASSOL, Mauriceia. Associação entre o tempo de magistério e a autoavaliação vocal em professores universitários: estudo observacional transversal. Revista CEFAC, v. 17, n. 1, p. 52–57, 2015.

5. APA, American. Psychiatric. Association. Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais: DSM-V. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3