Abstract
Este trabalho descreve e analisa resultados de um projeto de extensão, cuja finalidade fora apresentar o campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) para os concluintes do ensino médio público de Nova Andradina, interior de Mato Grosso do Sul. O estudo busca identificar as características e razões por trás do conhecimento, ou falta dele, das oportunidades de ensino superior entre esses alunos. A discussão se baseia nos dados coletados por meio de 310 questionários aplicados entre os meses de agosto e novembro a estudantes de seis escolas públicas da cidade em 2018. Utilizou-se o software SPSS® v20 para realização de estatística descritiva e testes não-paramétricos (Qui-quadrado e Fisher). A análise revelou que, dentre todas as variáveis consideradas, a renda dos alunos foi a única que demonstrou uma distinção significativa em relação ao conhecimento das oportunidades de ensino superior na cidade. Essas descobertas podem orientar estratégias educacionais que visam aumentar o acesso ao ensino superior em regiões semelhantes, auxiliando na redução das desigualdades educacionais.
Publisher
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Reference17 articles.
1. ALMEIDA,Leandro; MARINHO-ARAÚJO, Claisy Maria; AMARAL, Alberto; DIAS, Diana. Democratização do acesso e do sucesso no ensino superior: uma reflexão a partir das realidades de Portugal e do Brasil. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 17, n. 3, 2012.
2. BARBETTA, Pedro ALBERTO. Estatística aplicada às ciências sociais. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2002.
3. BOURDIEU, Pierre. In: NOGUEIRA, Maria Alice; CATANI, Afrânio (Org.). Escritos de educação. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2007a.
4. BRAGA, Maria José; XAVIER, Flávia Pereira. Transição para o ensino superior: aspiração dos alunos do ensino médio de uma escola pública. Educar em Revista, n. 62, 2016.
5. BROWN, Phillip. The opportunity trap: Education and employment in a global economy. European Educational Research Journal, v. 2, n. 1, p. 141-179, 2003.