A implementação de uma política educacional no contexto da pandemia da Covid-19: o Programa Aprendizagem na Idade Certa no Cariri cearense

Author:

Duarte Rodrigo GonçalvesORCID

Abstract

O mundo foi abalado, em 2020, por uma crise sanitária elevada ao termo pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Crianças do mundo todo foram afastadas das salas de aulas. O Ceará adotou uma política de isolamento social, com atenção especial para o ensino remoto e práticas que promovessem uma educação com equidade. A proposta deste estudo consiste em analisar a implementação do Programa Aprendizagem na Idade Certa (Mais Paic), no contexto da pandemia da Covid-19, partindo da percepção de professores sobre a política educacional. A abordagem metodológica da pesquisa é qualitativa, com um questionário aplicado a 172 professores do Cariri, com 39 questões, no total, das quais 34 eram questões fechadas e cinco questões abertas. Neste estudo, foram utilizadas as cinco questões abertas constantes no final do questionário.  As análises identificaram que a implementação aconteceu com estratégias promovidas pela Secretaria Municipal de Educação (SME), em conjunto com a Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede). No entanto, hipóteses apresentadas ressaltam que os apontamentos desses órgãos podem não ter sido suficientes e facilitaram a discricionariedade, por parte dos agentes implementadores. Estratégias como acolhimento, atividades impressas, videoaulas, atividades e aulas remotas, foram fundamentais para a diminuição das desigualdades e a promoção de um ensino de qualidade.

Publisher

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Reference40 articles.

1. ALVES, Christiane; RODRIGUES, Anderson. Elementos para pensar territorialidades e desenvolvimento sustentável na Mesorregião Sul Cearense. Revista Econômica do Nordeste, Fortaleza, v. 44, n. especial, p. 251-274, 2013.

2. ALVES, Christiane; MASCARENHAS Evânio. Ceará: recortes de uma economia em transformação. 1. ed. Crato: RDS Editora, 2014.

3. ALBULQUERQUE, Francisco. Estado e municipalização do ensino no Ceará: Entre o regime de colaboração e a lógica do ajuste estrutural. O Público e o Privado, n. 5, v. 3, jan./jun. 2005.

4. BARRETT, Susan. Implementation studies: Time for a revival? Personal reflections on 20 years of implementation studies. Public Administration, v. 82, n. 2, p. 249-262, 2004.

5. CEARÁ. PPA. Participativo (2020-2023). Secretária de planejamento sustentável. Caderno Regional do Cariri. 2021.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3