Abstract
O Estado do Pará registrou no ano de 2019 um aumento de 20% nos casos de feminicídio, além de 19 mil ocorrências de violência contra a mulher (SOTER e MAIA, 2019). Em 2020, o contexto pandêmico aumentou os riscos da violência doméstica contra a mulher, inclusive do feminicídio. Assim, essa pesquisa objetivou, tendo por base os aportes da teoria crítica da sociedade, identificar e reconhecer os mecanismos que tornam homens capazes de praticar qualquer forma de violência contra suas cônjuges, em particular a doméstica. A recolha dos dados se dará mediante a utilização de entrevista semiestruturada que será empregada junto a homens agressores que residam na comunidade da Vila da Barca, situada na cidade de Belém. O recorte amostral privilegiou casos de subnotificação das ocorrências, muito comuns em tempos de pandemia. Os resultados revelam que, para além do contexto pandêmico, a violência doméstica contra as mulheres está intimamente relacionada com a estrutura patriarcal, o machismo e a misoginia.
Publisher
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Reference27 articles.
1. ADORNO, Theodor. Estudos sobre a personalidade autoritária. São Paulo: Editora Unesp, 2019.
2. ADORNO, Theodor. Minima moralia: Reflexões a partir da vida danificada. São Paulo: Ática, 1993.
3. ADORNO, Theodor. Observações sobre o pensamento filosófico. In. ___. Palavras e Sinais: modelos críticos 2. Petrópolis: Vozes, 1995, p. 202-29.
4. BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1979.
5. BRUGGER, Winfried. Proibição ou proteção do discurso do ódio? Algumas observações sobre o direito alemão e o americano. Tradução de Maria Ângela Jardim de Santa Cruz Oliveira. Revista de Direito Público. Brasília: Instituto Brasiliense de Direito Público, ano 4, v. 15, n. 117, jan./mar. 2007.
Cited by
1 articles.
订阅此论文施引文献
订阅此论文施引文献,注册后可以免费订阅5篇论文的施引文献,订阅后可以查看论文全部施引文献