Abstract
Este artigo retrata parte das ações desenvolvidas pelo Projeto de Extensão Educação Física na Perspectiva Inclusiva (PEFEPI) e tem como objetivo discutir e problematizar experiências de estudantes sobre gênero e esporte nas aulas de Educação Física. O referencial teórico apresenta discussões envolvendo o conceito amplo de inclusão, compreendendo o gênero como uma categoria da diferença e articulada à perspectiva inclusiva. Metodologicamente este estudo se baseia em uma abordagem colaborativa por meio de uma pesquisa-ação, também adotada no projeto de extensão. Participaram dessa pesquisa duas turmas de nono ano da escola onde atua o projeto de extensão, totalizando 65 estudantes. O perfil dos(as) estudantes configura-se em jovens de 14 a 16 anos, com maior predominância de meninos em ambas. Por meio da exibição de vídeos sobre gênero e esporte na aula de educação física, este artigo sinaliza a importância de construções coletivas para a materialização de ações formativas na perspectiva inclusiva que questionam o âmbito esportivo generificado, propondo diferentes abordagens do esporte, de modo a fomentar reflexões sobre contextos excludentes que ainda consideram o gênero enquanto dispositivo regulador.
Publisher
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Reference28 articles.
1. AMORIM, July Roberta dos Santos; FONSECA, Michele Pereira de Souza da; BRITO, Leandro Teofilo de. “Bruna fechou o gol hoje”: o futebol como tecnologia sexopolítica na Educação Física escolar. Periferia, Duque de Caxias, v. 14, p. 88-109, 2022.
2. BOOTH, Tony; AINSCOW, Mel. Index Para a Inclusão. Desenvolvendo a aprendizagem e a participação na escola. Traduzido por: Mônica Pereira dos Santos. Produzido pelo LaPEADE, Rio de Janeiro, 2012.
3. BRAUN, Patrícia; MARIN, Márcia. Ensino colaborativo: uma possibilidade do Atendimento Educacional Especializado. Revista Linhas, Florianópolis, v. 17, n. 35, p. 193-215, set./dez. 2016.
4. BRITO, Leandro Teofilo de; FREITAS, José Guilherme de Oliveira; SANTOS, Mônica Pereira dos. Não, Isso não é Coisa pra Homem: Masculinidades e os Processos de Inclusão/Exclusão em uma Escola da Baixada Fluminense - RJ. Revista Latino-americana de Geografia e Gênero, Ponta Grossa, v. 5, p. 114-125, 2014.
5. BRITO, Leandro Teofilo de; SANTOS, Mônica Pereira dos. Masculinidades na Educação Física escolar: um estudo sobre os processos de inclusão/exclusão. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 27, p. 235-246, 2013.