Abstract
Este é um artigo que busca por meio do referencial teórico da Análise de Discurso de matriz francesa (AD), cujo maior expoente é Michel Pêcheux, fazer um breve estudo tanto do silêncio presidencial que se seguiu após o resultado das eleições em 2022, quanto do discurso de reconhecimento da derrota feito dois dias depois. Tomamos como principal embasamento para tal análise, as considerações feitas pela linguista Eni Orlandi em seu livro Formas de Silêncio. Como a AD faz um movimento entre corpus/teoria e vice-versa, procuramos trazer também alguns conceitos dessa ciência para elucidar melhor a linha de raciocínio seguida, ao se fazer as discussões em uma única seção, enquanto tecíamos as análises. Por meio das pistas fornecidas pelo discurso bolsonarista, acreditamos que os bloqueios das rodovias na semana subsequente à eleição e as manifestações que vandalizaram a sede do poder executivo em Brasília em 8 de janeiro de 2023 originaram-se tantos nos discursos proferidos por Bolsonaro, quanto nos seus silêncios, já que estes comunicam.
Publisher
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Reference22 articles.
1. ASSOLINI, Filomena Elaine Paiva; TFOUNI, Leda Verdiani. Os (des)caminhos da alfabetização, do letramento e da leitura. Paideia, Ribeirão Preto, v. 9, n. 17, p. 25-34, dez. 1999.
2. BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e Filosofia da Linguagem: problemas fundamentais do Método Sociológico na Ciência da Linguagem. Tradução de Michel Lahud e Yara Frateschi Vieira. São Paulo: Editora Hucitec, 1995 [1929].
3. BBC NEWS. Em discurso, Bolsonaro não menciona derrota para Lula, mas diz que cumpre Constituição. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-63464255. Acesso em: 15 dez. 2023.
4. BIBLIA ONLINE. Disponível em: https://www.bibliaonline.com.br/ara/ex/20. Acesso em: 15 dez. 2023.
5. BUBNOVA, Tatiana. O princípio ético como fundamento do dialogismo em Mikhail Bakhtin. Conexão Letras. v. 8, n. 10, p. 9-18, 2013.