Abstract
Na vida cotidiana, constantemente as pessoas se deparam com problemas a serem resolvidos, assim como no contexto educacional. Nesse sentido, a fim de revelar como a Resolução de Problemas vem sendo abordada nas aulas de matemática, este estudo objetiva identificar e analisar concepções que estudantes apresentam sobre problemas matemáticos. A investigação foi realizada no primeiro semestre do ano de 2021, com o total de 96 estudantes, de turmas dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental e dos 2º e 3º anos do Ensino Médio, de duas escolas públicas no estado de Santa Catarina, Brasil. Esta pesquisa se caracteriza como qualitativa e descritiva, sendo os procedimentos adotados constituídos por uma investigação-ação. Para a coleta de dados, os estudantes foram solicitados a responderem um questionário relacionado com os sentidos atribuídos aos problemas utilizados nas aulas de Matemática, e os dados foram analisados com base em investigações que constituem a fundamentação teórica da pesquisa. Como resultados obtidos, destaca-se que, apesar dos estudantes manifestarem uma concepção geral do que seriam problemas em diferentes contextos, quando se referem aos problemas estudados no âmbito escolar, eles os conceitualizam como sendo processos mecânicos, pautados na repetição e memorização. Além disso, existe uma disparidade no sentido de tipos de problemas que são abordados nas aulas de Matemática e os tipos de problemas que os estudantes gostariam de resolver. Assim sendo, a investigação trouxe um panorama geral quanto à concepção que os estudantes apresentam sobre problemas matemáticos.
Publisher
Universidade do Estado de Santa Catarina
Reference21 articles.
1. ALLEVATO, Norma Suely Gomes. Trabalhar através da Resolução de Problemas: possibilidades em dois diferentes contextos. Vidya, Santa Maria, v. 34, n. 1, p. 209-232, jan./jun. 2014.
2. ALLEVATO, Norma Suely Gomes.; ONUCHIC, Lourdes de la Rosa. As conexões trabalhadas através da Resolução de Problemas na formação inicial de professores de Matemática. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 10, n. 2, p. 1-14, 3 jun. 2019. DOI: https://doi.org/10.26843/rencima.v10i2.2334.
3. ALLEVATO, Norma Suely Gomes; ONUCHIC, Lourdes de la Rosa. Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática: por que Através da Resolução de Problemas? In: ONUCHIC, Lourdes de la Rosa; ALLEVATO, Norma Suely Gomes; NOGUTI, Fabiane Cristina Höpner; JUSTULIN, Andresa Maria. (Org.). Resolução de Problemas: teoria e prática. 2 ed. E-book. Jundiaí: Paco, 2021.
4. ANDREATTA, Cidimar; ALLEVATO, Norma Suely Gomes. Um cenário de estudos envolvendo resolução de problemas em edições do CIEM. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v.21, n.1, p. 69-92, 2019. DOI: https://doi.org/10.23925/1983-3156.2019v21i1p069-092.
5. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. (versão final). Brasília: MEC, 2018.