Author:
Lucena Henrique,Teixeira William
Abstract
Este trabalho consiste em uma pesquisa sobre o vibrato, partindo do questionamento sobre sua utilização em termos mecânicos e estilísticos. Objetiva-se assim o conhecimento sistemático e aplicado à performance do violoncelo nos importantes períodos da história do repertório do instrumento. Por meio de artigos e outras menções esparsas presentes em métodos musicais, foi realizado um levantamento de observações por pesquisadores e violoncelistas direcionando a uma abordagem aplicada a peças representativas dos períodos em pauta, a saber, dos compositores J. S. Bach, J. Haydn, H. Villa-Lobos e Luciano Berio. Para tanto, foi necessária a revisão de literatura e uma autoavaliação da forma do uso do vibrato para que fosse possível adotar diferentes tipos de vibrato em diferentes contextos musicais.
Publisher
Universidade do Estado de Santa Catarina
Reference29 articles.
1. ASSIS, Paulo de. Logic of Experimentation: Rethinking Music Performance through Artistic Research. Ghent: Leuven University Press, 2018.
2. BENEDETTI, Evanngeline. Cello, Bow and You: Putting It All Together. Oxford: Oxford University Press, 2017.
3. BOSANQUET, R. C. The development of cello teaching in the twentieth century. In: STOWELL, Robin. The Cambridge Companion to the Cello. Cambridge: Cambridge University Press, 1999.
4. BROWN, Clive. Classical and Romantic Performing Practice 1750-1900. Oxford: Oxford University Press, 1999.
5. DICKSON, Ian. Towards a Grammatical Analysis of Scelsi's Late Music. Music Analysis, v. 31, n. 2, p. 216-241, 2012.