Author:
Custodio Vanessa Celia Domingos,Diaz Iara Del Pilar Solar,Melo Catia
Abstract
O presente estudo teve como objetivo caracterizar o processo de inclusão de pessoas com deficiência (PcD) no mercado de trabalho na região do ABC paulista. Analisou-se a situação atual da inclusão das PcD nas empresas estudadas, avaliando de uma forma geral os empregados e empregadores. Os questionários foram aplicados aos funcionários e aos empregadores em diferentes cargos. O estudo foi dividido em duas fases, uma primeira exploratória e uma segunda analítico-descritiva. Foram aplicadas técnicas quantitativas e qualitativas de coleta e análise. Foi utilizada a Teoria dos Jogos como forma de confirmar a ocorrência de influências, e de que forma atuam no processo decisório de contratação das PcD. A inclusão das PcD no mercado de trabalho nas empresas do ABC obedece, em sua maioria, a lei de cotas, entretanto são necessárias mudanças estruturais nas relações de trabalho, sem as quais a aplicabilidade das medidas previstas teria apenas efeito paliativo. Ressalta-se aqui a necessidade, cada vez maior, do desenvolvimento de pesquisas voltadas à compreensão e análise da nova realidade profissional no interior das organizações de trabalho, tanto na avaliação e questionamento das práticas existentes quanto para aventar novas possibilidades para a contratação das PcD.
Publisher
Universidade do Estado de Santa Catarina
Reference30 articles.
1. ARAUJO, J.P., SCHIMIDT, A.A. A inclusão das pessoas com necessidades especiais no trabalho: a visão de empresas e instituições educacionais especiais na cidade de Curitiba. Revista Brasileira Educação especial, v. 12, n.2, p.241-254, 2006.
2. ASSUNÇÃO, R. V., CARVALHO-FREITAS, M. N., & OLIVEIRA, M. S. Satisfação no trabalho e oportunidades de desenvolvimento da carreira entre profissionais com deficiência. Revista Psicologia Organizações e Trabalho, 15(4), 340-351. 2015.
3. BÊRNI, D.A. Teoria dos Jogos: jogos de estratégia, estratégia decisória, teoria da decisão. Rio de Janeiro: Reichmann & Affonso Ed., 2004.
4. BRUMER, A.; PAVEI, K., MOCELIN, D.G. Saindo da “escuridão”: perspectivas da inclusão social, econômica, cultural e política dos portadores de deficiência visual em Porto Alegre. Sociologias, v.6, n.11, p.300- 327, 2004.
5. CARVALHO-FREITAS, M. N. A inserção de PcD em empresas brasileiras – um estudo sobre as relações entre concepções de deficiência, condições de trabalho e qualidade de vida no trabalho (Tese de doutorado). Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte. 2007.