Questões de gênero e raça na educação pelos olhos de mulheres negras da Rede de Mulheres Negras do Paraná

Author:

Musha Fernanda Dartora,Godoy Elenilton Vieira

Abstract

A Rede de Mulheres Negras do Paraná é uma organização sem fins lucrativos, autônoma e independente, fundada em 2006 para conferir visibilidade, garantir demandas da população negra do Paraná, reivindicar e ampliar a implementação de políticas públicas para mulheres negras, que realiza projetos nas áreas de educação, cultura, saúde, promoção e defesa dos direitos humanos, geração de trabalho e renda, valorização da identidade de gênero, sexualidade e raça/etnia. Essas questões serão mobilizadas no presente artigo por meio de entrevistas narrativas com dez de suas integrantes. Neste sentido, o artigo, de abordagem qualitativa, objetiva perceber a influência de processos educativos para a formação das mulheres negras militantes a partir da perspectiva de integrantes da Rede de Mulheres Negras do Paraná (RMN-PR). Teoricamente, filiou-se a estudos e pesquisas que abordam as temáticas de gênero e raça em uma perspectiva de aspiração interseccional. Os discursos das integrantes da RMN-PR apontam para escolas que têm a possibilidade de acolher, e o fazem em algumas situações, mas repetidas vezes negligenciam, subalternizam e discriminam esses sujeitos, em processos de coerção rotineiros. Há a possibilidade, entretanto, de uma educação de luta e resistência a partir do conhecimento experiencial de suas mães, além da potencialidade de acolhimento através da RMN-PR, transformando os ambientes escolar e familiar.

Publisher

Universidade do Estado de Santa Catarina

Reference24 articles.

1. ANDRADE, S. S. A entrevista narrativa ressignificada nas pesquisas educacionais pós-estruturalistas. In: MEYER, D. E.; PARAÍSO, M. A. (orgs.) Metodologia de pesquisas pós-crítica em educação. 2. ed. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2014. p. 175-196.

2. ANZALDÚA, G. Queerizar a escritora. Loca, escritora y chicana. In: KEATING, Ana Louise (org.). The Gloria Anzaldúa reader. Durham: Duke University Press, 2009. p. 163-175.

3. CAREGNATO, R. C. A.; MUTTI, R. Pesquisa qualitativa: análise de discurso versus análise de conteúdo. Texto & Contexto-Enfermagem, Florianópolis, v. 15, n. 4, p. 679-684, 2006.

4. COLLINS, P. H. Epistemologia feminista negra. In: BERNARDINO-COSTA, J.; MALDONADOTORRES, N.; GROSFOGUEL, R. (orgs.). Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2018. E-book.

5. COLLINS, P. H.; BILGE, S. Interseccionalidade. [São Paulo]: Boitempo Editorial, 2021. E-book.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3