Author:
De Vasconcelos Oliveira Pedro Luís
Abstract
Ao decidir prestar um determinado serviço público por meio de sua concessão à iniciativa privada, deve a administração justificar tal escolha, demonstrando de que forma essa é a medida que melhor se adequa ao interesse público subjacente à prestação do serviço. Essa justificativa se vincula ao fato de que a realização da concessão se materializa por atos administrativos, e não se referirá apenas à decisão de conceder em si, mas também, por consequência, aos termos e parâmetros sob os quais a concessão será feita. Um desses parâmetros será o prazo de duração do contrato, que, por ser normalmente longo, é frequentemente questionado judicialmente ou pelos órgãos de controle. O presente artigo pretende examinar aspectos relevantes ao exercício da competência administrativa discricionária na escolha desse prazo, avaliando se o interesse público envolve, em todos os casos, a escolha do prazo mínimo estimado como necessário para a amortização dos investimentoscontratualmente determinados, como é recorrentemente apontado na doutrina, ou se há outras nuances referente ao prazo a serem consideradas pelo agente público incumbido da decisão, tendo-se em vista os pressupostos do ato administrativo praticado no caso concreto, a finalidade da concessão, e os demais parâmetros e termos que estarão envolvidos. Para o cumprimento dessa tarefa, é de grande valia o recurso a conceitos econômicos, de cujas sinergias com a ciência jurídica nos valeremos em nossa exposição.
Publisher
Escola Superior de Gestão e Contas Públicas
Reference18 articles.
1. AMARAL, A. C. C. do. Concessão de serviço público. 2. ed. rev. atual e amp. São Paulo: Malheiros Editores, 2002.
2. BARROSO, L. R. O contrato de concessão de rodovias: particularidades, alteração e recomposição do equilíbrio econômico-financeiro. Revista de Direito da Procuradoria Geral. Rio de Janeiro (Edição Especial), pp. 186-215, 2012.
3. BROUSSEAU, E.; GLACHANT, J.-M. (Ed.). The economics of contracts: Theories and applications. Cambridge University Press, 2002.
4. DUTRA, J. C.; SAMPAIO, P. R. P. (Orgs.). 20 anos de concessões em infraestrutura no Brasil. Rio de Janeiro: Escola de Direito do Rio de Janeiro da FGV, 2017.
5. ELLMAN, M. The Optimal Length of Contracts With Application to Outsourcing. 2006. Disponível em: SSRN 1002305: https://ssrn.com/abstract=1002305 or http://dx.doi.org/10.2139/ssrn.1002305. Acesso em: 31 jul. 2022.