Author:
Machado Paula Ramos,Silva Sílvia Aparecida Oliveira Nascimento da,Garcia Giani Martins
Abstract
Introdução: as diretivas antecipadas de vontade, usualmente intituladas testamento vital, trata-se de um documento que diz respeito aos últimos desejos − aqueles relativos aos cuidados de saúde −, onde o paciente em condição de terminalidade deixará registrado, quando não for mais capaz de manifestar a sua vontade, sobre os tratamentos que aceita ou não receber. Objetivo: esclarecer as diretivas antecipadas de vontade na relação jurídica médico paciente, tomando como premissas teóricas os princípios da autonomia e da dignidade da pessoa humana. Método: Foi realizada uma revisão de literatura descritiva, tendo como critérios de inclusão artigos publicados em revistas com revisão de pares (qualitativas e quantitativas), legislações, diretrizes, sites jurídicos, dissertações, no período de 2010-2024, analisando fator de impacto e conteúdo. Nos descritores serão incluídos termos em buscas independentes quais sejam: diretivas antecipadas, idoso, autonomia pessoal e morte. Foi definido ainda, na seleção dos objetivos dos artigos, a existência de verbos ou expressões que remetam por parte dos autores a intenção do pensamento médico sobre as diretivas antecipadas de vontade e a autonomia pessoal. Por fim, buscou-se esclarecer as diretivas antecipadas de vontade atendendo aos anseios de autonomia e dignidade desejados pelos pacientes em condição de terminalidade na busca de um diálogo na relação médico/paciente.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference38 articles.
1. AITH, F. Morte digna: direito natural do ser humano. Revista de Direito Sanitário, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 173-187, 2007.
2. ALBUQUERQUE, A. Direitos humanos dos pacientes. Juruá Editora. Paraná. 2016.
3. ALMEIDA, E. H. R. Dignidade, autonomia do paciente e doença mental. Revista Bioética, 18 (2) 381-395, 2010.
4. BARROSO, L. R. A dignidade da pessoa humana no direito constitucional contemporâneo: a construção de um conceito jurídico à luz da jurisprudência mundial. Belo Horizonte: Fórum, 2012.
5. BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília. Disponível em: .