Author:
Tinti Kelyeni Cristony,Magalhães Livia Mara,Moreira Marcelly Silva,Oliveira Paola Mara Camargos
Abstract
O uso do CPAP (Continous Positive Airway Pressure) na sala de parto tem se mostrado uma estratégia eficaz para tratar recém-nascidos com dificuldade respiratória, especialmente aqueles nascidos prematuros. Estudos tem demonstrado que o CPAP ajuda a manter as vias aéreas abertas, facilita a troca gasosa e estabiliza a respiração, contribuindo para uma melhor adaptação dos recém nascidos à vida extrauterina. A aplicação precoce do CPAP pode reduzir a necessidade de procedimentos invasivos, como a intubacao e ventilacao mecânica, diminuindo assim o risco de complicações associadas a essas intervenções. Além disso, o CPAP pode ajudar a previnir condições pulmonares como a broncodisplasia e melhorar os desfechos respiratórios. Como resultado, o uso do CPAP na sala de parto pode levar a diminuição da morbimortalidade neonatal associada a problemas respiratórios, além de reduzir a duração da internação hospitalar. No entanto, o sucesso do tratamento depende de uma avaliação criteriosa e da supervisão de profissionais de saúde qualificados, que devem monitorar de perto a resposta do recém nascido ao tratamento para garantir a segurança e a eficácia do método.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference18 articles.
1. ABIRAMALATHA, T. et al. Interventions to prevent bronchopulmonary dysplasia in preterm neonates: an umbrela review of systematic reviews and meta-analyses. JAMA Pediatrics, v. 176, n. 5, p. 502-516, maio, 2022. Disponível em: https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/35226067/. Acesso em: 4 mai. 2024.
2. ALMEIDA, M. F. B.; GUINSBURG, R.; Coordenadores Estaduais e Grupo Executivo PRN-SBP; Conselho Científico Departamento Neonatologia SBP. Reanimação do recém-nascido ≥34 semanas em sala de parto: diretrizes 2022 da Sociedade Brasileira de Pediatria. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Pediatria; 2022.
3. ALMEIDA, M. F. B.; GUINSBURG, R.; Coordenadores Estaduais e Grupo Executivo PRN-SBP; Conselho Científico Departamento Neonatologia SBP. Reanimação do recém-nascido <34 semanas em sala de parto: diretrizes 2022 da Sociedade Brasileira de Pediatria. Rio de Janeiro: Sociedade Brasileira de Pediatria; 2022.
4. BORGES, D. F.; SILVA, M. F. da; MARTINS, M. E. B.; RIBEIRO, M. H. L.; CABRAL, F. D.; LOVATTO, V. OS BENEFÍCIOS DO USO DE PRESSÃO POSITIVA CONTÍNUA NA SALA DE PARTO EM NEONATOS. Revista Saúde Dos Vales, [S. l.], v. 2, n. 1, 2023. Disponível em: https://revista.unipacto.com.br/index.php/rsv/article/view/218. Acesso em: 25 abr. 2024.
5. CARVALHO, W. B. Neonatologia. 2a ed. Barueri: Editora Manole, 2020.