Author:
Pires Ian Vinícius Costa,Fontes Filho Linconfá Andrade,Batisti Ana Flavia Cardoso de Almeida,Bastos Layla da Silva,Coqueiro Rafhael Nascimento,Primo Amanda Julia Souza,Borges Ivanilton Arley Bomfim,De Vasconcelos Pedro Fonseca
Abstract
O infarto agudo do miocárdio em 2022 foi a principal causa de morte no Brasil alcançando a marca de 98.019 mortes. A atuação da fisioterapia na reabilitação cardíaca é de tremenda importância por conta de sua atuação na área cardiorrespiratória e na aplicação de exercícios físicos. O objetivo deste estudo foi analisar a eficácia da atuação fisioterapêutica na reabilitação de pacientes pós infarto agudo do miocárdio por meio de uma revisão integrativa da literatura com estudos publicados entre janeiro de 2010 e dezembro de 2023. Foram pesquisados artigos em uma base de dados, onde foram incluídos apenas aqueles que abordavam em seu texto a atuação fisioterapêutica na reabilitação cardíaca pós infarto agudo do miocárdio e traziam também o momento ideal da aplicação da intervenção, e outras informações voltadas ao tema que beneficiariam o profissional a entender melhor a implementação da prática. Os resultados demonstram que a reabilitação cardíaca é a principal intervenção indicada para um paciente pós infarto agudo do miocárdio e que necessita de uma equipe multidisciplinar, porém a participação do fisioterapeuta é de extrema importância em todas as fases do processo.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference20 articles.
1. CARVALHO, T. de. Diretriz de reabilitação cardiopulmonar e metabólica: aspectos práticos e responsabilidades. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, v. 86, n. 1, p. 74–82, jan. 2006.
2. GADÉA, S.F.M. et al. REABILITAÇÃO CARDÍACA APÓS INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO (IAM): UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Revista Ciência (In) Cena, v. 2, n. 4, p.1-12, 2017.
3. HISS, M; NEVES, V; HISS, F; SILVA, E; SILVA, A; CATAI, A. Segurança da intervenção fisioterápica precoce após o infarto agudo do miocárdio. Fisioter. Mov., Curitiba, v. 25, n. 1, p. 153-163, jan./mar. 2012.
4. JATENE, I. et al. Tratado de Cardiologia: SOCESP. 5. ed. [S. l.]: Manole Ltda, 2022. 1105 p.
5. JÚNIOR, J. Fisioterapia e saúde coletiva: desafios e novas responsabilidades profissionais. Ciênc. saúde coletiva, v.15, suppl.1, p. 1627-1636, 2010.