Author:
Leal Ariana Ventura,Rodrigues Ana Clara Amaral,Pantoja Gabryella Melo,Cavalcante Jhenneff da Silva,Silva Karen Farias da,Santiago Yann de Souza,Pontes Ana Rosa Botelho,Bitar Maria Amélia Fadul,Lopes Márcia Maria Bragança,Gomes Franciane do Socorro Rodrigues
Abstract
Introdução: A hipertensão arterial (HA) é uma doença crônica que afeta o coração, caracterizada pela elevação dos níveis de pressão sanguínea nas artérias, sendo uma das principais causas de morte no mundo. Objetivos: Relatar a experiência vivenciada por acadêmicos de enfermagem em uma ação educativa sobre “Hábitos de vida saudáveis para o controle da pressão arterial aos usuários hipertensos da atenção primária de saúde” em Belém do Pará. Descrição da experiência: A ação foi realizada por acadêmicos de enfermagem durante as práticas da disciplina saúde coletiva sobre o tema “Hábitos saudáveis para prevenir ou controlar a hipertensão”, aos usuários hipertensos de uma unidade de saúde de Belém do Pará, no dia 13 de julho de 2022, na sala de espera da própria unidade. Como material didático utilizou-se flit chart e folders educativos. Antes de iniciar a exposição foram feitas quatro perguntas: 1) Você faz seu tratamento corretamente? 2) Você comparece às consultas de acompanhamento? 3) Você considera sua alimentação saudável? Você realiza alguma atividade física regular? Para avaliar o impacto da ação educativa foi aplicada a ferramenta QUIZ no final da exposição, cujas respostas dos participantes foram sinalizadas por meio do uso de placas com as palavras certo e ou errado. Resultado: Participaram da ação 12 (doze) usuários. Quanto às respostas da pergunta de número um, a maioria informou não fazer o tratamento correto para hipertensão. Sobre a pergunta de número dois, 40% dos presentes relataram não comparecer às consultas de acompanhamento. Com relação à questão de número três, apenas 10% referiram seguir as orientações nutricionais e adotar uma alimentação saudável, como dieta hipossódica e hipocalórica. Quanto à questão número quatro, 80% afirmaram realizar caminhadas e andar de bicicletas, mas como meio de locomoção e não como atividades físicas. No que diz respeito à aplicação do “QUIZ” detectou-se que 90% dos participantes responderam corretamente às perguntas sobre a temática abordada, constatando que a ação educativa foi de grande valia para elevar o grau de informação sobre a prevenção e promoção à saúde. Conclusão: A educação em saúde sobre hábitos saudáveis para prevenir ou controlar a hipertensão foi de grande importância para que os usuários hipertensos elevassem seu conhecimento e o aplicassem na prática do dia a dia, influenciando diretamente na melhoria da qualidade de vida.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference35 articles.
1. BARROSO, W.K.S. et al. First Brazilian Registry of Hypertension. Am. Heart J. v. 205, p. 154-7, 2018. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii. Acesso em: 28 de março 2024.
2. BERGER, A.L.D.; KUWABARA, K.L.; FARIA, N.P.O.; LEAL, D.P. Efeito dos padrões alimentares no tratamento e prevenção da hipertensão arterial: uma atualização. Revista brasileira de hipertensão, 2023. Disponível em: http://dx.doi.org/10.47870/1519-7522/2023300111-5. Acesso em: 15 abril 2024.
3. BLUMENTHAL, J A, et al. Life style modification for resistant hypertension: The Triumph randomized clinical trial. Am. Heart J. v.170 (5), p.986-94, e.5, 2015. Disponível em: 10.1016/j.ahj.2015.08.006. Acesso em: 28 de março 2024.
4. BORGES, J W P. Hipertensão comunicada e hipertensão compreendida: saberes e práticas de enfermagem em um Programa de Saúde da Família de Fortaleza, Ceará. Ciência e Saúde coletiva, v.17 (1), p. 179-189, 2012. Disponível em: https://cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/hipertensao-comunicada-e-hipertensao-compreendida-saberes-e-praticas-de-enfermagem-em-um-programa-de-saude-da-familia-de-fortaleza-ceara/6152?id=6152. Acesso em: 28 de março 2024.
5. BRASIL. Ministério da Saúde. Departamento de Informática do SUS. Informações de Saúde (TABNET) –DATASUS. Brasília, DF, 2021. Disponível em: http://tabnet.datasus.gov.br/cgi/deftohtm.exe?sim/cnv/obt10uf.def. Acesso em: 28 de março 2024.