Author:
Gomes Luana Cristina Camargos,Nogueira Gisele Silva
Abstract
O sono é um estado complexo essencial para a recuperação física e mental do ser humano. A tecnologia, incluindo dispositivos móveis, facilita a constante disponibilidade dos adolescentes para interações, mesmo durante a noite. Esta revisão procurou sintetizar a literatura sobre os efeitos do uso de tecnologias na qualidade do sono e no desempenho acadêmico de estudantes adolescentes. Foi conduzida uma revisão utilizando o Portal de Periódicos da CAPES, com acesso ao CAFe. Foram incluídos estudos observacionais publicados entre 2014 e 2024 que investigaram o impacto do uso de dispositivos na qualidade do sono e, consequentemente, no desempenho escolar. A pesquisa não teve restrição de idiomas e resultou em 85 estudos na busca inicial. No entanto, apenas 6 estudos atenderam aos critérios de inclusão estabelecidos. A evidência múltipla indica que o uso de dispositivos eletrônicos na cama, seja para acessar redes sociais ou para entretenimento como jogos, tem um impacto significativo na vida dos adolescentes. Conclui-se que o uso excessivo de telas antes de dormir, especialmente o uso de redes sociais, interfere na qualidade do sono e está associado a uma diminuição no desempenho acadêmico dos alunos.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference28 articles.
1. ABREU, C. N. et al. Dependência de Internet e de Jogos eletrônicos, uma revisão. Revista Brasileira de Psiquiatria, [S.l.], n. 2, p. 156-167, 2008.
2. BORLASE, B.J.; GANDER, P.L.; GIBSON, R.H. Effects of school start times and technology use on teenagers’ sleep: 1999–2008. Sleep and Biological Rhythms, n. 11, p. 46–54, 2013.
3. BRAGA, M. Q. et al. Distúrbios do sono e seus impactos na saúde
4. em adolescentes em fase estudantil. Mostra de Inovação e Tecnologia São Lucas, n. 2, p. 100-102, 2021.
5. BULCK, V.D. J. Television viewing, computer game playing, and internet use and self-reported time to bed and time out of bed in secondary-school children. National Library of Medicine, n. 27, p. 101-104, 2004.