Author:
Munari Elis,Guimarães Edilene da Encarnação
Abstract
Este artigo explora a estrutura e funcionamento do sistema de planejamento e orçamento municipal, destacando sua importância na gestão eficiente dos recursos públicos para promover o desenvolvimento local. O objetivo principal foi analisar como esse sistema contribui para a alocação de recursos em áreas prioritárias, visando atender às necessidades da comunidade, impulsionar o crescimento econômico e garantir a qualidade de vida dos cidadãos. Para isso, utilizou-se uma abordagem que combina revisão bibliográfica e análise crítica de relatórios governamentais, visando compreender a dinâmica e os desafios enfrentados na implementação desse sistema. Os resultados apontam para a importância da transparência, participação cidadã e eficiência na gestão pública para o sucesso do planejamento e orçamento municipal, ressaltando a necessidade de políticas que promovam a inclusão social, desenvolvimento sustentável e equidade na distribuição de recursos. Os resultados destacam a importância da transparência, participação cidadã e eficiência na gestão pública para o sucesso do planejamento e orçamento municipal. Isso ressalta a necessidade de políticas que promovam a inclusão social, o desenvolvimento sustentável e a equidade na distribuição de recursos. A conclusão principal é que um sistema de planejamento e orçamento bem estruturado é crucial para o avanço das comunidades locais, fortalecendo a governança e promovendo o bem-estar coletivo.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference34 articles.
1. ALVES-MAZZOTTI, A. J. Usos e abusos dos estudos de caso. Cadernos de Pesquisa, v. 36, n. 129, p. 637-651, 2006.
2. BANDEIRA-DE-MELO, R.; CUNHA, C. J. C. de A. Administrando o risco: Uma teoria. Substantiva da adaptação estratégica de pequenas empresas a ambientes turbulentos e com forte influência governamental. Revista de Administração Contemporânea, v. edição esp., p. 157-179, 2004.
3. BANDEIRA-DE-MELO, R.; CUNHA, J. C. de A. Grounded theory. In: GODOY, C. K.; BANDEIRA-DE-MELO, R.; SILVA, A. B. da (eds.). Pesquisa qualitativa em estudos organizacionais: paradigmas, estratégias e métodos. São Paulo: Saraiva, 2006.
4. BERGUE, S. T. Modelos de gestão em organizações públicas: Teorias e tecnologias para análise e transformação organizacional. Caxias do Sul: Educ., 2011.
5. BIDERMA; ARRETCHE, M. O papel das instituições na execução do orçamento participativo. Opinião Pública, 13(1), 29-56, 2007.