GESTÃO DE EMPREENDIMENTOS DA AGRICULTURA FAMILIAR: NÍVEL DE MATURIDADE DA ASSOCIAÇÃO CENTRAL DOS PRODUTORES AGROECOLÓGICOS DO ESTADO DO AMAZONAS (APROARTES)

Author:

Nunes Keyla Cirqueira Cardoso,Teixeira Elton Pereira,Peixoto Aline Gomes,Bessa Cleísa Elena Cabral,Silva Luiz Marcel Chagas da,Chaves Hilmar Tadeu

Abstract

O projeto "Bioeconomia e Cadeias de Valor" da GIZ, em colaboração com a Universidade do Estado do Amazonas, busca fortalecer a agricultura familiar no Amazonas, promovendo a formação em bioeconomia e gestão de empreendimentos. Neste sentido, o objetivo do estudo consistiu em verificar o nível de maturidade da Associação Central dos Produtores Agroecológicos do Estado do Amazonas-APROARTES, a partir da aplicação da ferramenta de diagnóstico do CapGestão, chamada ciclo de assessoria organizacional. Quanto à metodologia, tratou-se de uma pesquisa participante, bibliográfica, com observação direta e aplicação de formulários para coleta de dados. Os resultados mostraram que os níveis de maturidade individuais das áreas funcionais da associação, considerando uma escala de 0 a 5, foram: gestão organizacional – nível 3; gestão de pessoas – nível 2; gestão de processos, gestão comercial e gestão ambiental – nível 1; gestão financeira – nível 0. Quanto ao nível geral, aponta-se que a ssociações alcançou 8 (oito pontos). Com isso, atingiu o segundo nível de maturidade e o estágio “inicial” de desenvolvimento organizacional. Dado o exposto, propõe-se a implementação de um plano de desenvolvimento participativo a fim de potencializar os processos internos e seu desempenho no mercado, desdobrando-se em avanços nos resultados financeiros, assim como na oferta de melhores serviços e benefícios aos sócios.

Publisher

South Florida Publishing LLC

Reference19 articles.

1. BNDS SETORIAL. Rio de Janeiro: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, 2018, 132 p.

2. BRASIL. Lei nº 11.326 de 24 de julho de 2006. Estabelece as diretrizes para a formulação da Política Nacional da Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais. Diário Oficial da União, v. 25, 2006. Disponível em: . Acesso em: 05 fev. 2022.

3. DONALDSON, L. Teoria da contingência estrutural. In S. R. Clegg, C. Hardy & W. R. Nord (Orgs.), Handbook de estudos organizacionais (vol. 1, pp. 105-133). São Paulo: Atlas. 1999.

4. FERREIRA, A. C. M. Metodologia Participativa de Extensão Rural. Gerência de Capacitação e Metodologia de ATER-GECAM/IDAM e GIZ, 2016.

5. FAO. Perfil da agricultura familiar no Brasil: dossiês estatísticos. Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária INCRA. 1996.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3