Author:
Pecegueiro Cláudia Maria Pinho de Abreu,Vetter Silvana Maria de Jesus,Cordeiro Larissa Silva
Abstract
O estudo aborda as Tecnologias de Informação e Comunicação como recurso mediador e estruturante, para a geração e disseminação de conhecimentos. Evidencia a avaliação das competências infocomunicacionais dos sujeitos, para compreenderem a sua atuação efetiva enquanto produtores e usuários da informação e do conhecimento. Quanto ao objetivo, a pesquisa busca analisar as competências infocomunicacionais dos Bibliotecários da Diretoria Integrada de Bibliotecas da Universidade Federal do Maranhão, na divulgação da sua produção científica. O estudo configura-se como descritivo com abordagens quantitativa e qualitativa. Expõe como resultados: no que se refere ao perfil dos bibliotecários, que a maioria pertence à geração X e os bibliotecários pós-graduados mantiveram seus estudos nas áreas das Ciências Humanas e Sociais; em relação ao uso das redes sociais, para além da atualização, os pesquisados as utilizam no compartilhamento de conteúdo das suas produções; sobre o autoarquivamento no repositório institucional da Universidade Federal do Maranhão, percebeu-se que esta não parece ser uma prática entre os pesquisados. Conclui que a Ciência da Informação e a Biblioteconomia são convidativas aos profissionais de outras áreas, porém, esse movimento não se dá pelos bibliotecários pesquisados. Acerca do autoarquivamento, entende-se que é um processo desafiador, por i sso requer uma política institucional mais robusta.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference16 articles.
1. ALBAGLI, S.; CLINIO, A; RAYCHTOCK, S. Ciência Aberta: correntes interpretativas e tipos de ação. Liinc em revista, Rio de Janeiro, n. 2, v. 10, 2014.
2. FERREIRA, S. M. P. Repositório versus revistas científicas: convergências e conveniências. In: FERREIRA, M. S. P.; TARGINO, M. G. (org.). Mais sobre revistas científicas: em foco a gestão. São Paulo: SENAC, 2008.
3. GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2021.
4. LIMA, J. B. Competências infocomunicacionais: um conceito em desenvolvimento. Tendências da Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação, João Pessoa, 2013.
5. LIMA, J. B.; BRANDÃO, G. S. Evolução contexto-conceitual das competências infocomunicacionais. Logeion, Rio de Janeiro, n. 2, v. 3, p. 75-86, 2017.