Author:
Araújo Milena Rita dos Santos de
Abstract
A aprendizagem de ciências exatas tem notabilidade fundamental na construção coletiva e cultural dos sujeitos, podendo exceder o limite entre informação educacional e formação social. Na sociedade atual, a compreensão de fenômenos básicos da natureza e tecnologia proporciona que os indivíduos vivam de forma vasta a sua naturalidade. Entretanto, basta ter convívio com o espaço escolar ou conversar com os docentes e discentes para concluir que disciplinas como matemática, biologia, física e química (ciências exatas) seriam evitadas por diversos estudantes pois apresentam um alto grau de dificuldades de aprendizado e, em muitos casos, similaridade com experiências do cotidiano. Visando ultrapassar esse obstáculo educacional, às metodologia ativa de aprendizagem (MAA) mantém o foco no ensino de ciências exatas de forma inovadora e motivacional, fazendo com que o discente construa novos conhecimentos a partir do momento em que o professor as inclui no ambiente escolar, desta forma, estimulando-os a fazer novas pesquisas e aprender novos conceitos. O objetivo deste trabalho foi analisar por meio da base de dados os periódicos da área de ensino de ciências exatas verificando a presença de MAA no contexto educacional, identificando nas pesquisas selecionadas os principais tipos de metodologias ativas utilizadas para estimular e despertar a curiosidade do aluno em aprender ciências. Os resultados obtidos demonstraram a escassez de trabalhos voltados principalmente para a MAA relacionada ao ensino de ciências exatas. Assim, conclui-se que são necessárias mais investigações que envolvam a aplicação de metodologias ativas de aprendizagem dentro do ambiente escolar, a fim de incentivar a pesquisa e educação em ciência.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference30 articles.
1. ANDRADE, M. L. F.; MASSABNI, V. G. O Desenvolvimento de Atividades Práticas na Escola: Um desafio para professores de ciências. Ciência e Educação, Campinas, v. 17, n. 4, p.835-854, 2011.
2. BARBOSA, Eduardo Fernandes; MOURA, Dácio Guimarães de. Metodologias ativas de aprendizagem no Ensino de Engenharia. In: INTERNATIONAL CONFERENCE ON ENGINEERING AND TECHNOLOGY EDUCATION, 13, 2014, Portugal. Education Conference. Portugal: Copec, 2014. p. 110-116.
3. BENEDETTI, Thais Benedetti, O que é Aprendizagem Baseada em Projetos e como implementá-la, 2021. Disponível em: https://tutormundi.com/blog/aprendizagem-baseada-em-projetos/
4. BEREZUK, P. A.; INADA, P. Avaliação dos laboratórios de ciências e biologia das escolas públicas e particulares de Maringá, Estado do Paraná. Acta Scientiarum. Human And Social Sciences, Maringá, v. 32, n. 2, p.207-215, 2010.
5. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, 1997. 136 p.