Author:
Machado Danielli Tenório Taveira
Abstract
Os portadores de doenças autoimunes são titulares de direitos humanos previstos em lei, no entanto o conhecimento social acerca de seus sintomas crônicos é parco. Seja por desconhecimento, seja pela indiferença oriunda da liquidez das relações hodiernas, o fato é que a exclusão social potencializa o sofrimento de tais pessoas. O problema de pesquisa abordado foi de que maneira a exclusão social influencia o bem-estar biopsicossocial dos indivíduos portadores de doenças autoimunes. Como objetivo geral, procedeu-se à investigação do impacto da exclusão social na qualidade de vida desses doentes crônicos e à proposição de estratégias para inclusão efetiva deles. A elaboração deste artigo fundamentou-se na abordagem qualitativa, por meio de análise bibliográfica. O exame da literatura existente revela uma dissociação entre o preconizado na normal legal e o tratamento discriminatório recebido pelos doentes crônicos. Os resultados do estudo propõem a necessidade crítica de aprimorar a legislação para viabilizar a inserção e a manutenção do portador de doença autoimune no mercado de trabalho, ações de sensibilização sociais, dentre outras abordagens com a finalidade de fomentar uma cultura de valorização e de respeito à singularidade dos portadores de doenças autoimunes.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference47 articles.
1. ABDUL K. Abbas; ANDREW H. Lichmann; SHIV, Pillai. Imunologia Básica, Funções e Distúrbios do Sistema Imunológico, 6ª ed. Grupo Editorial Nacional, Guanabara Koogan, 2023.
2. AGORASTOS A., CHROUSOS G. P. The neuroendocrinology of stress: the stress-related continuum of chronic disease development. Mol Psychiatry. 2022 Jan;27(1):502-513. DOI: 10.1038/s41380-021-01224-9. Epub 2021 Jul 21. PMID: 34290370. Acesso em: 19 fev. 2024.
3. ARENDT, Hannah. A condição humana. 13 ed. rev. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2020.
4. ______. Origens do Totalitarismo. Companhia de Bolso, 2013. E-book
5. ______. Eichmann em Jerusalém: Um relato sobre a banalidade do mal. 8ª reimpressão. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.