DINÂMICA DO USO E COBERTURA DA TERRA NO PROJETO DE ASSENTAMENTO SÃO SEBASTIÃO DO XINGU, SUDESTE PARAENSE
-
Published:2024-07-23
Issue:7
Volume:17
Page:e5594
-
ISSN:1981-223X
-
Container-title:REVISTA FOCO
-
language:
-
Short-container-title:Rev. Foco
Author:
Santos Gabriel Garreto dos,Neris João Paulo Ferreira,Olinda Douglas Rodrigues,Santos Maciel Garreto dos,Silva Antonio Elison da,Silva Joélen Carla Pastana da,Lélis Alexandre da Trindade,Silva Rejane de Araújo
Abstract
Os projetos de assentamentos de reforma agrária da Amazônia Legal têm sido recentemente foco de discussão quanto à sua participação no processo de desmatamento e modificações da paisagem dos biomas brasileiros. Nesse contexto, este trabalho objetivou avaliar a dinâmica do uso e cobertura da terra no Projeto de Assentamento São Sebastião do Xingu, município de São Félix do Xingu (PA), entre os anos de 2000 a 2020, identificando os principais processos socioeconômicos que induziram a perda da cobertura florestal. Para tanto, foram utilizados dados de sensoriamento remoto manejados em ambiente de Sistemas de Informações Geográficas para o processamento e geração dos dados. Os resultados mostraram uma expansão do desmatamento no assentamento, que perdeu 6.236,55 hectares de vegetação nativa. Essa taxa representa cerca de 54,30% de floresta perdida e convertida em outros usos, como as atividades agropecuárias, que representaram, no ano de 2020, 56,33% do total da área de estudo. Assim, é de extrema importância a consolidação de políticas públicas compatíveis com a realidade de cada assentamento, bem como a criação, disseminação e acesso a meios para a inserção de sistemas agrícolas com produções mais sustentáveis. Por fim, para este caso, os sistemas silvipastoris são uma opção, pois permitem o consórcio entre espécies florestais, frutíferas, criação de animais e produção de pastagem em uma mesma área, contribuindo para que os agricultores tenham uma diversificação de produtos agrícolas e ainda auxiliem na recuperação de áreas degradadas e proteção do meio ambiente.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference32 articles.
1. ALENCAR, A.; PEREIRA, C.; CASTRO, I.; CARDOSO, A.; SOUZA, L.; COSTA, R.; BENTES, A. J.; STELLA, O.; AZEVEDO, A.; GOMES, J.; NOVAES, R. Desmatamento nos assentamentos da Amazônia: histórico, tendências e oportunidades. Brasília - DF: IPAM, 93p. 2016 2. AMORIM, I. A et al. DINÂMICA DO DESMATAMENTO EM ÁREA DE ASSENTAMENTO DE REFORMA AGRÁRIA NO SUDESTE PARAENSE. Caminhos de Geografia, v. 21, n. 78, p. 21-35, 2020. 3. BARONA, E. et al. O papel da pastagem e da soja no desmatamento da Amazônia brasileira. Environmental Research Letters, v. 5, n. 2, p. 024002, 2010. 4. CALANDINO, D.; WEHRMANN, M.; KOBLITZ, R. Contribuição dos assentamentos rurais no desmatamento da Amazônia: um olhar sobre o Estado do Pará. Desenvolvimento e Meio ambiente, v. 26, p. 161-170, 2012. 5. CARMO, K.; BOURSCHEIDT, M.; BERBER, G.; DIAS, R.; TRIPLETT, E. W.; WEBER, O.; FERREIRA, A. Composição da comunidade bacteriana do solo sob sistemas integrados na Região Norte de Mato Grosso. In: I Semana Acadêmica, III Jornada Científica da Embrapa Agrossilvipastoril, Seminário Integrador PIBID e Tutoria, Mostra de Ensino e Extensão. Brasília, DF: Embrapa, p. 130, Sinop, MT, 2014.
|
|