Author:
Marques Glauco Alexandre de Melo
Abstract
Como historiador e professor, tendo como base a filosofia, a política e a racionalidade, que sempre fez parte de minha formação intelectual e moral, vindo de uma família de professores até profissionais liberais. Minha família é eclética, até sua intercessão: a religião. Na contradição entre razão, por isso meu nome é Glauco, discípulo de Platão e a fé. O kardecismo é a égide da família de minha mãe. No qual, por ser filho mais velho, era obrigado a lhe acompanhar, o que estudava e a doutrina praticava, não me criava interrogações intelectuais e morais, mas existenciais. Com a che- gada da pandemia e fazendo uma aula do curso de medicina de: “espiritualidade e saúde”, coube a mim uma apresentação gravada no youtube, onde trago perguntas e indagações.. No vídeo que está nas referências bibliográficas, discorro sobre a importância da espiritualidade, e faço a provocação e cerne de minha pesquisa: espiritualidade “é” saúde!? Não correlacionando uma com a outra, mas buscando provar que uma é imprescindível para chegar à outra. Nosso artigo será pautado na ideia de uma Genealogia da Vida (perspectiva Nietzschiana), sobretudo no que diz respeito no poder da espiritualidade, como parte integrante , principalmente na Ciência , afinal , nós , seres humanos , se- gundo a perspectiva da Grécia Antiga, somos formados pelo nosso corpo, que é constituído por nos- sa mente e nosso sangue, e também, pela nossa alma , pois é através dela , que nós damos nosso pri- meiro suspiro e nosso último. A anima (alma) em Grego é chamada de Psyché. E de Emmanuel Kant, que expõe que o intelecto humano pode e deve ser medido pela sua capacidade de colecionar incertezas, as religiões via teologia acabaram nos abastecendo de proteínas de certezas, e nosso inte- lecto ficou preso, nos impedindo de compreender que espirito e corpo são indivisíveis. "A cura é sempre comprometida com um ponto de vista moral ". Se pararmos para pensar, esse tipo de raciocí- nio pode ser visto diariamente, quando uma pessoa é curada de uma enfermidade e ela , ao receber o diagnóstico da cura, agradece primeiramente a Deus.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference23 articles.
1. BENSON, Herbert; STARK, Marg. Medicina espiritual: o poder essencial da cura. 5.ed. Rio de Ja- neiro: Campus, 1998. 334 p.
2. BERMEJO, José Carlos. Espiritualidad y salud. HORIZONTE - Revistavde Estudos de Tecnologia e Ciência da Religião, v. 19, n 60, p. 1202, 31 dez. 2021. Disponível em: https://periodicos.pucminas.br/index.php/horizonte/article/view/28608 Acesso em: 16 abr. 2023.
3. BOURDIEU, Pierre. Gênese e estrutura do Campo Religioso. In: BOURDIEU, Pierre. A Economia das trocas Simbólicas. ed. São Paulo: perspectiva, 2009. P. 27-98.
4. CANAL NOSTALGIA. O perdão do Papa João Paulo II ao homem que tentou matá-lo. 2018. Disponível em: https://youtu.be/ODkDGjPDMq8?si=ejuBtT7yNx6i9Ek-.
5. CONFRARIANDO. Artigos sobre Epicteto. Confrariando, [s.d.]. Disponível em: http://confrariando.com/tag/epicteto/.