APROVEITAMENTO DO BAGAÇO DE MALTE DA PRODUÇÃO CERVEJEIRA COMO MATÉRIA PRIMA PARA BIOCOMBUSTÍVEIS

Author:

Melo Ana Eliza Souza dos Santos,De Jesus Luis Filipe Freitas da Silva,Cavalcanti Luiz Antônio Pimentel

Abstract

Diante do cenário atual de produção e consumo de energia global, torna-se cada vez mais crucial a procura por fontes alternativas e renováveis para suprir essa demanda, dada a urgência de mitigar os efeitos negativos provocados no planeta pelo uso de fontes energéticas não renováveis. O Brasil apresenta uma vasta fonte de materiais de natureza lignocelulósica advindas da produção de cervejas, que podem ser destinados para este fim. Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo apresentar formas de viabilizar a reutilização dos resíduos de bagaço de malte como matéria-prima alternativa para produção de energia, com foco em três biocombustíveis de alto interesse comercial e potencial de aplicação: biogás, bioetanol e biochar. A partir de pesquisas bibliográficas em bases de dados, constatou-se que, a produção de biogás foi a mais estudada e aplicada, devido ao seu rendimento e praticidade ser mais compensatórios em comparação com outras formas de aproveitamento. Por outro lado, o bioetanol se destaca pela maior valorização do seu produto, representando uma alternativa sólida em segundo plano. Já o biochar, apesar das poucas publicações e aplicações como biocombustível industrial, mostra um considerável potencial energético em seu subproduto. Com base nos resultados expostos neste estudo, torna-se plausível e rentável a utilização do bagaço de malte proveniente da indústria cervejeira como matéria-prima na produção de produtos mais valiosos. Além disso, destaca-se a importância do tratamento dos resíduos sólidos gerados por essas indústrias, aproveitando sua capacidade bioenergética como fonte de energia renovável.

Publisher

South Florida Publishing LLC

Reference28 articles.

1. ALMEIDA E SILVA, J. B. Cerveja. In: VENTURINI FILHO, W. G. Tecnologia de bebidas: matéria-prima, processamento, BPF/APPCC, legislação, mercado. São Paulo: Edgard Blucher. Cap. 15, p. 347-382, 2005.

2. ARAÚJO, A. P. C. Produção de biogás a partir de resíduos orgânicos utilizando biodigestor anaeróbico. Monografia apresentada como requisito para a conclusão de Bacharel em Engenharia Química - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.

3. RAHMAN, M. A; ASADULLAH, M; ALI, M. M; RAHMAN, M. S; MOTTIN, M. A; SULTAN, M. B; ALAM, M. R. Production of bio-oil from fixed bed pyrolysis of bagasse. Fuel, v. 86, p. 2514 – 2520, 2007.

4. BMELV. Guia Prático do Biogás: Geração e Utilização. Ed. 5. 2010.

5. BRASIL. Lei n° 12.305, de 2 de agosto de 2010. Política Nacional de Resíduos Sólidos.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3