Author:
Rocha Flávia Prado,Coppus Alinne Nogueira Silva,Braz Patrícia Rodrigues,Santos Regina Consolação dos,Guimarães Maristela Cabral de Freitas,Ciceron Georgery,Cunha Raquel de Oliveira,Cavalcante Ricardo Bezerra
Abstract
O presente estudo teve como objetivo mapear e analisar as produções científicas disponíveis e contribuir com as discussões e os debates concernentes ao tema “O mal-estar na contemporaneidade e as interfaces na tecnocultura: a saúde mental do paciente obeso, submetido à cirurgia bariátrica e sua relação com os estímulos das redes sociais para comparações com outros corpos." Trata-se de uma pesquisa de revisão integrativa da literatura. Esta metodologia de revisão possibilita a análise de pesquisas e síntese dos conceitos de forma ampla, bem como a análise crítica dos achados. Para nortear a revisão bibliográfica, foi elaborada a questão: “como está a saúde mental do paciente obeso, submetido à cirurgia bariátrica e sua relação com os estímulos das redes sociais para comparações com outros corpos?”. Os estudos incluídos nesta revisão apoiam a realização de pesquisas futuras e esperamos que as lacunas aqui apresentadas possam contribuir para o desenvolvimento de novas pesquisas para a melhor compreensão da influência do uso das mídias sociais no comportamento de pacientes pós-bariátricos e os impactos na saúde mental.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference23 articles.
1. AGUIAR, A.. (2018) Instagram: saiba tudo sobre esta rede social!
2. ARENDT, F. (2018) Suicide on Instagram – Content Analysis of a German Suicide- Related Hashtag. Crisis, [s.l.], p.1-6, 21 jun. Hogrefe Publishing Group.
3. BALAKRISHNAN. (2019). Instagram says it now has 800 million users, up 100 million since April.
4. BERARD, A. A.; SMITH, André P.(2018) Post Your Journey: Instagram as ]a Support Community for People With Fibromyalgia. Qualitative Health Research, [s.l.], p.104973231878910-1, SAGE Publications.
5. CHAN W., Leung A Use of Social Network Sites for Communication Among Health Professionals: Systematic Review J Med Internet Res 2018;20(3):e117 URL: https://www.jmir.org/2018/3/e117 DOI: 10.2196/jmir.8382