ANÁLISE DA INTOLERÂNCIA RELIGIOSA NO SISTEMA CARCERÁRIO BRASILEIRO: UM ENFOQUE NA COMUNIDADE NEGRA

Author:

Lima Wagner Welington de Souza

Abstract

A intolerância religiosa é um fenômeno global que afeta milhões de pessoas, desafiando os princípios básicos dos direitos humanos e da convivência pacífica. Essa forma de intolerância manifesta-se quando indivíduos ou grupos são discriminados, perseguidos ou atacados por suas crenças religiosas. A diversidade religiosa é uma característica intrínseca à humanidade, refletindo uma rica tapeçaria de tradições, rituais e convicções. No entanto, ao invés de ser celebrada, essa diversidade tem sido frequentemente a fonte de conflitos violentos e preconceito. Este trabalho aborda a questão da intolerância religiosa dentro do sistema carcerário brasileiro. A análise parte da compreensão da diversidade de crenças e práticas religiosas presentes na sociedade brasileira, destacando como essas manifestações são levadas para o ambiente prisional. Em seguida, são examinados os principais casos de intolerância religiosa vivenciados por detentos, que muitas vezes são alvo de discriminação, violência e coerção por parte de outros presos ou mesmo de agentes penitenciários. Diante do exposto, pretende-se responder à seguinte pergunta-problema: De que maneira a intolerância religiosa influencia a ressocialização do apenado na sociedade brasileira? No referencial teórico, são utilizadas as ideias de Marcelo Almeida, Gisleno Alves, Cesare Beccaria, Paulo Dalgalarrondo. Concluiu-se que a intolerância religiosa pode levar à segregação e ao isolamento do detento dentro do sistema carcerário, dificultando sua integração com outros detentos e, consequentemente, sua reintegração na sociedade após a liberação.

Publisher

South Florida Publishing LLC

Reference40 articles.

1. BARROSO, Priscila Farfan; BONETE, Wilian; QUEIROZ, Ronaldo de Morais. Antropologia e Cultura. Porto Alegre: SAGAH Educação, 2017.

2. BARTH, Wilmar Luiz. A religião cura? Teocomunicação, Porto Alegre, 2014, v. 44, n. 1, p. 107-134.

3. BATISTA, Marilza Cruz Cavalcanti Batista. A historicidade da ressocialização na execução penal: a necessidade de reafirmação do apenado como sujeito de direitos. Portal de Trabalhos Acadêmicos - Faculdade DAMAS, v. 8, n. 3, p. 1-36, 2021.

4. BORAU, José. As religiões tradicionais, Lisboa: Paulus Editora, 2008.

5. BRASIL. Decreto-Lei n. 2.848, de 7 de dezembro de 1940. Código Penal. Brasília: Presidência da República. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del2848compilado.htm. Acesso em: 07 maio 2023.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3