Author:
Takeda Karina Faine Freitas,Magalhães Milena Silva dos Santos,Soares Tamires de Nazaré,De Souza Adria Cristina Oliveira,Begot Ellen Gabriele Lemos,E Silva Gabriel Silva
Abstract
Tendo em vista que o puerpério é uma fase na qual a mulher passa por diversas transformações físicas, emocionais e psicológicas, buscou-se compreender a respeito da saúde mental e o uso de substancias e seus efeitos, a fim de analisar as evidências científicas sobre os fatores que influenciam a saúde mental da puérpera usuária de narcóticos e as implicações para a enfermagem através de uma Revisão Integrativa da Literatura. Para tanto, é necessário identificar na literatura os efeitos nocivos do uso de narcóticos durante a gravidez, discorrer sobre a importância da assistência de enfermagem à puérpera com transtornos mentais decorrentes do abuso de drogas e analisar na literatura, os tipos de pesquisas por abordagem metodológica e os principais resultados obtidos. Realizou-se então, uma pesquisa de revisão integrativa da literatura, de abordagem qualitativa, empregando a base de dados da biblioteca virtual da saúde, com análises de artigos publicados entre o período de 2012 a 2022, através de uma pesquisa bibliográfica. Diante disso, verifica-se que o consumo de drogas na gestação é desencadeado principalmente pela presença de transtornos mentais e violência física ou emocional, contudo, isso não prejudica somente a qualidade de vida da mulher, mas também do feto e do recém-nascido, dito isso, o enfermeiro tem a função vital de identificar a gestante usuária de drogas durante o pré-natal, possibilitando intervenções a esta mulher, o que impõe as constatações de que o uso de narcóticos durante a gestação está associado a distúrbios e alterações psicológicas, e o profissional de enfermagem é de suma importância na identificação da grávida que consome algum tipo de droga ilícita.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference28 articles.
1. ANDRADE, J. et al. Mental Health Nursing: waiting room intervention in integral health care. Rev Bras Enferm. 2020; 7. Disponível em: https://www.scielo.br/j/reben/a/B3sK4bGs6txrjYjFm5yrKSf/?lang=en. Acesso em: 24 de mai. de 2022.
2. ANDRADE, T. O. Influência do consumo de álcool, tabaco e medicamentos durante o período gestacional e avaliação dos riscos teratogênicos. Ouro preto, 2019. Disponível em: https://www.monografias.ufop.br/bitstream/35400000/1854/1/MONOGRAFIA_Influ%c3%aanciaConsumo%c3%81lcool.pdf. Acesso em: 06 de jun. 2022.
3. ALVARENGA, P. et al. Variáveis sociodemográficas e saúde mental materna em contexto de vulnerabilidade social. Salvador, BA, 2018. Disponível em: http://dx.doi.org/10.15309/18psd190324. Acesso em: 04 de jun. de 2022.
4. BARBOSA, M. et al. Repercussões anatomofisiológicas em recém-nascidos expostos a drogas ilícitas no período gestacional: revisão narrativa. Rev Med UFC. Fortaleza, CE, 2018 out-dez
5. 58(4): 46-51. Disponível em: http://dx.doi.org/10.20513/2447-6595.2018v58n4p46-51. Acesso em: 04 de jun. de 2022.