Author:
Maia Breno Figueiredo,Silva Felipe José Silva e,Cruz Fernando Costa da,Noronha Filipe de Almeida,Freitas Filho Hálisson Ferreira,Moura Isabella Tavares,Nascimento Emerson André Negrão do,Borges Evelyn Teixeira,Pereira Waltair Maria Martins
Abstract
Embora os avanços da área da saúde tenham sido promissores, principalmente nas esferas de diagnóstico e tratamento, a hipertensão arterial sistêmica e a diabetes mellitus ainda representa um grande problema de saúde pública, sendo essenciais ações de promoção e educação em saúde como estratégia de mudança deste cenário. Este relato objetivou descrever processo de ensino-aprendizagem de estudantes de medicina com a execução de atividades do Plano Estratégico Situacional sobre Diabetes e Hipertensão. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência do processo de ensino-aprendizagem, utilizando o uso da pedagogia por problemas para os discentes, protagonizando seu aprendizado e promovendo ações para a população sob a orientação do docente. Foram executadas ações programadas para os indivíduos da Comunidade escolar, dividido em quatro momentos do Planejamento Estratégico, havendo, no quarto momento, o desenvolvimento de uma cartilha infantil e encenação teatral sobre Diabetes e Hipertensão, além da distribuição de panfletos informativos, a fim de abranger o público-alvo que possuíam diferentes idades, ademais houve a aferição de pressão arterial e glicemia dos adultos e a distribuição café da manhã. A execução das ações de promoção à saúde foi considerada positiva para o aprendizado dos discentes sobre o Planejamento Estratégico Situacional e sua aproximação com o cuidado humanizado. Ademais, permitiu que o público-alvo obtivesse conhecimentos sobre a promoção da saúde e a prevenção de tais doenças de alta prevalência na Comunidade Riacho Doce.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference29 articles.
1. ABREU, D.P.G; SANTOS, S.S.C.; ILHA, S.; SILVA, B.T.; MARTINS, N.F.F.; VARELA, V.S. Fatores comportamentais associados à adesão medicamentosa em idosos em atendimento ambulatorial. Revista de Enfermagem do Centro Oeste Mineiro, 9:e3025, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.19175/recom.v9i0.3025.
2. ARAÚJO, L.R. Uma experiência com teatro na divulgação científica em Uberaba-MG. Revista Triângulo, v. 15, n. 1, p. 91-102, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.18554/rt.v15i1.5848.
3. ARTMANN, E. O Planejamento Estratégico Situacional: um instrumento a favor da visão multissetorial. Cadernos da Oficina Social, 3(1): 98-119, 2000. Disponível em: https://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/2153.pdf.
4. BRASIL. Resolução CNE n. 3, de 20 de junho de 2014. Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina. Brasília (DF): Ministério da Educação, 2014.
5. BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria N 2.436 de 21 de setembro de 2017. Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde. Brasília: Diário oficial da República Federativa do Brasil, 2017.