ALTERAÇÃO DA COMPOSIÇÃO ALIMENTAR DE GESTANTES DE ALTO RISCO EM RAZÃO DA PANDEMIA DE COVID-19

Author:

Santos Emily Caroliny Manesco dos,Souza Jacqueline Danesio de

Abstract

Conhecer os aspectos que influenciam o processo saúde doença de um grupo populacional possibilita o desenvolvimento de ações interventivas que provoquem melhoria da qualidade de vida, bem como, a diminuição de desfechos desfavoráveis. Doenças como Diabetes Mellitus Gestacional (DMG) e Síndromes Hipertensivas são recorrentes entre as gestantes de alto risco na prática clínica do Ambulatório de Especialidades do Hospital Universitário da Universidade Estadual de Londrina (AEHU-UEL). Hábitos alimentares saudáveis são de extrema importância para a prevenção e controle de diversas comorbidades gravídicas. Para o desenvolvimento de ações e intervenções nutricionais efetivas é necessário a investigação e análise de aspectos nutricionais, sociais, econômicos, demográficos e de saúde, a nível ambulatorial. O questionário de frequência alimentar (QFA) é uma ferramenta de investigação epidemiológica de fácil aplicação, baixo custo e boa reprodutibilidade, que permite o levantamento dos diferentes aspectos que permeiam o hábito alimentar. O questionário de frequência alimentar (QFA) elaborado foi aplicado em gestantes de alto risco atendidas e acompanhadas pelo setor de obstetrícia do AEHU-UEL. Através dos resultados obtidos realizou-se a caracterização do perfil das gestantes de alto risco atendidas pela instituição em questão. Além disso, os dados demonstraram que gestantes de alto risco com menor escolaridade alteraram sua composição alimentar em razão dos efeitos da pandemia de Covid-19. Além disso, os resultados poderão auxiliar no delineamento de ações de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) e ampliar os conhecimentos científicos sobre diferentes aspectos que determinam o padrão de saúde e doença de gestantes.

Publisher

South Florida Publishing LLC

Reference16 articles.

1. ABREU, Carolina. O impacto da COVID-19 na segurança alimentar em todo o mundo. Front. Public Health, v. 11, p. 1–2. 2023.

2. ASSOCIAÇÃO KEYNESIANA BRASILEIRA. O Brasil pós pandemia: desafios e alternativas da política econômica. Dossiê AKB, p. 93–101, set. 2022.

3. AZEVEDO, F. et al. Food insecurity and its socioeconomic and health determinants in pregnant women and mothers of children under 2 years of age, during the COVID-19 pandemic: A systematic review and meta-analysis. Front. Public Health, v. 11, 23 jan. 2023.

4. BRAGANÇA, M. L. B. M. et al.. Impactos da pandemia do novo coronavírus no direito humano à alimentação e à nutrição adequadas e programas de segurança alimentar e nutricional: quais os desafios e o que propor?. Cadernos Saúde Coletiva, v. 31, n. 3, 2023.

5. BRASIL, Ministério Da Saúde. Gravidez. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-brasil/glossario/inseguranca-alimentar-e-nutricional#:~:text=Sobre%20a%20Falta%20de%20acesso,suficiente%20para%20uma%20vida%20saud%C3%A1vel. Acesso em: 19 jun. 2023

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3