Author:
Paiva Eliane Aparecida Faria de,Silva Rosa Maria Frugoli da
Abstract
O artigo aborda reflexões relacionadas ao tema formação de rede no enfrentamento da violência sexual contra crianças haja vista o descaso que compromete o desenvolvimento e implementação de políticas públicas sociais de proteção à infância. Utilizou-se de uma revisão bibliográfica a partir de uma abordagem qualitativa. Apontou-se como uma das estratégias para o enfrentamento da violência sexual, a prevenção, que tem como um dos seus eixos a defesa e responsabilização, que necessita de um trabalho em rede. Objetivou-se reafirmar a imperativa e insubstituível formação de uma rede de proteção na prevenção do abuso sexual infantil em uma região de fronteiriça. Os resultados denunciaram um alarmante indício de que a rede não está pronta para atender às necessidades infantojuvenis. Os dados assinalam, para imprescindíveis ações estruturais e políticas à realidade local, direcionadas para uma necessária investigação que indique caminhos para uma melhor atuação das mesmas em rede. Para a efetivação dos direitos de proteção integral, necessária para o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), é preciso a responsabilização do Estado na implementação das políticas na proteção social.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference30 articles.
1. SILVA, Anaclan Pereira Lopes da et al. Prostituição e adolescência: prostituição infantil no interior do Pará. Belém: CEJUP, 1997.
2. BASSI, M. E. Financiamento da educação infantil em seis capitais brasileiras. Cadernos de Pesquisa. São Paulo, jan. a abr. 2011, v. 41, n. 142. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0100-15742011000100007&script=sci_arttext. Acesso em: 21 abr. 2014.
3. BEE, H.. O ciclo vital. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
4. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil: Texto constitucional promulgado em 5 de outubro de 1988.
5. ______. Estatuto da Criança e do Adolescente. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990.