DIALOGANDO COM CRIANÇAS SOBRE PROMOÇÃO DA SAÚDE PARA O CONTROLE DA TUBERCULOSE PULMONAR, ATRAVÉS DA LITERATURA INFANTIL

Author:

Nunes Giovanna Gilioli da Costa,Ferreira Izabella Carolline Menescal,Barbosa Ana Clara Patrício,Brito Camila Carreira,Milhomem João Lucas Araújo,Nascimento Emerson André Negrão do,Borges Evelyn Teixeira,Lopes Leidiana de Jesus Silva,Pereira Waltair Maria Martins

Abstract

Apesar dos avanços tecnológicos da área da saúde, principalmente nas esferas de diagnóstico e tratamento, a tuberculose ainda representa um grande problema de saúde pública, sendo primordiais ações de promoção e educação em saúde como estratégia de mudança deste cenário. Este relato objetivou descrever as atividades de promoção de educação em saúde sobre a tuberculose para estudantes do Ensino Fundamental I. Trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, do processo de ensino-aprendizagem de discentes de Medicina, com o uso da pedagogia por problematização do território, promovendo ações de sensibilização e prevenção da tuberculose. As ações foram planejadas e executadas a partir de um Planejamento Estratégico Situacional, no formato de projeto de intervenção, o qual foram desenvolvidos um curta-metragem e um cartaz, apresentando a adaptação de um conto infantil para o melhor entendimento do público alvo, além de uma roda de conversa a fim de sanar dúvidas e difundir mais informações. A partir da execução das ações de promoção à saúde, foi possível alcançar os objetivos propostos pelo Planejamento Estratégico Situacional, além da aproximação com o cuidado humanizado, sendo aspectos positivos para os discentes de Medicina. Além disso, o processo das ações de educação em saúde para crianças dentro das instituições de ensino básico permitiu a consolidação e a disseminação do conhecimento a respeito da tuberculose.

Publisher

South Florida Publishing LLC

Reference31 articles.

1. ARTMANN, E. O planejamento estratégico situacional no nível local: um instrumento a favor da visão multissetorial. Oficina Social Nº 3: Desenvolvimento Social. COPPE/UFRJ, 25p, 2000. Disponível em: https://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/2153.pdf.

2. BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução no 510, de 7 de abril de 2016. Trata sobre as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa em ciências humanas e sociais. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2016. Disponível em: https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf.

3. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC): Programa Saúde na Escola (PSE). Decreto 6.286/2007 Institui o Programa Saúde na Escola - PSE, e dá outras providências. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2007.

4. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis. Manual de Recomendações para o Controle da Tuberculose no Brasil. Brasília: Ministério da Saúde, 2019. Disponível em: https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_recomendacoes_controle_tuberculose_brasil_2_ed.pdf.

5. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Vigilância Epidemiológica. Coordenação Geral de Vigilância das Doenças de Transmissão Respiratória de Condições Crônicas. Boletim Epidemiológico de Tuberculose, 2022. Brasília, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/boletins/epidemiologicos/especiais/2022/boletim-epidemiologico-de-tuberculose-numero-especial-marco-2022.pdf.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3