AÇÕES PARA SEGURANÇA ALIMENTAR: A QUALIDADE DO PESCADO COMERCIALIZADO NO MARANHÃO “INTEGRAÇÃO DOS ODS: ALIMENTO, SAÚDE E MEIO AMBIENTE”

Author:

Borges Francisco Vaz,Silva Camila Magalhães,Santos Tiago Ferreira dos,Araujo Jefferson Nascimento,Abreu Ana Tamyres Sousa,Marques Maria Tereza Cantanhede,Diniz Thalline Santos,Silva Marcelo Victor Rodrigues da

Abstract

Os limitados hábitos de higiene da maioria dos feirantes, a ausência de água potável e refrigeração dos alimentos, a falta de áreas adequadas para descarte do lixo nos locais de venda, favorecem a contaminação e deterioração dos alimentos comercializados nos mercados ou feiras livres. O objetivo deste trabalho foi fazer um diagnóstico das feiras de São Luís, MA e promover minicursos de capacitação sobre a aplicação e a importância de se usar as Boas Práticas de Manipulação. Foram realizadas visitas para traçar o diagnóstico inicial da situação através de observações como a quantidade de quiosques/boxes de pescado, tipo de armazenamento, conservação do alimento e demais adequações estruturais. Sobre armazenamento e conservação dos pescados, observou-se que 65% das feiras estão fora da conformidade. Não existe nenhum sistema de tratamento de água antes da sua utilização, sendo armazenada em baldes plástico sem seguir padrões de higiene. Foi elaborada uma cartilha contendo informações pertinentes sobre as feiras do município que foram disponibilizadas tanto para vendedores como para consumidores. De acordo com o que foi encontrado as feiras visitadas na cidade de São Luís não estão em conformidade com os critérios baseado na Resolução 216/2004 MS/ANVISA, evidenciando a necessidade de melhorar as condições de trabalho dos feirantes e assim atender o ODS 2 (meta 2.1).

Publisher

South Florida Publishing LLC

Reference9 articles.

1. Almeida, E. I., Ribeiro, W.S. Costa, L. C. Velozo, A. O.; Oliveira, M. R. T. O.; Barbosa, J.A. (2011). Caracterização da cadeia produtiva de hortaliças do município de Areia–PB. Agrop. Técn., 32(1), p. 7-15.

2. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Unidade de Vigilância das Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar – UVHA. Brasília: Coordenação de Vigilância das Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar; 2016. 19p.

3. BRASIL. Resolução RDC nº216, 15 de setembro de 2004. (2004, set., 16). Dispõe sobre regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Diário Oficial Da União, DF.

4. BRASIL - Ministério da Agricultura. R.I.I.S.P.O.A. 2017. Regulamento da Inspeção Industrial e Sanitária de Produtos de Origem Animal (Aprovado pelo decreto n° 9013, de 29.03.17). Brasília. 108p.

5. BRASIL. Resolução RDC nº275. (2002,out., 21). Dispõe sobre o Regulamento Técnico de Procedimentos Operacionais Padronizados aplicados aos Estabelecimentos Produtores/Industrializadores de Alimentos e a Lista de Verificação das Boas Práticas de Fabricação em Estabelecimentos Produtores/Industrializadores de Alimentos. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Diário Oficial Da União, DF.

同舟云学术

1.学者识别学者识别

2.学术分析学术分析

3.人才评估人才评估

"同舟云学术"是以全球学者为主线,采集、加工和组织学术论文而形成的新型学术文献查询和分析系统,可以对全球学者进行文献检索和人才价值评估。用户可以通过关注某些学科领域的顶尖人物而持续追踪该领域的学科进展和研究前沿。经过近期的数据扩容,当前同舟云学术共收录了国内外主流学术期刊6万余种,收集的期刊论文及会议论文总量共计约1.5亿篇,并以每天添加12000余篇中外论文的速度递增。我们也可以为用户提供个性化、定制化的学者数据。欢迎来电咨询!咨询电话:010-8811{复制后删除}0370

www.globalauthorid.com

TOP

Copyright © 2019-2024 北京同舟云网络信息技术有限公司
京公网安备11010802033243号  京ICP备18003416号-3