Author:
Ribeiro Rafael Borges,De Carvalho Hugo Leonardo Menezes,Queiroz Lísia de Melo
Abstract
O objetivo do trabalho foi verificar a aderência entre o valor das ações da Petrobras pelos multicritérios de valuation em comparação com preço atual de mercado das ações. Isso, ante as características do mercado de capitais brasileiro e da Petrobras. Há dúvidas sobre o modelo de avaliação que mais se aproxima do preço de mercado atual das ações, pois os métodos de avaliação diferem em seus resultados. O pressuposto da Teoria de Finanças é de que analistas e investidores avaliam empresas procurando alcançar um valor econômico justo, e para isso se utilizam de vários métodos que impactam nas suas análises e, consequentemente, nas decisões de investimentos. Para tanto, utilizou-se como metodologia uma abordagem quantitativa, através dos dados da empresa Petrobras, obtidos através do software Economática®, no período de 2013 a 2017, em que foram efetuados os cálculos pelos métodos da Avaliação Relativa (Múltiplos), Fluxo de Caixa Descontado, EVA/MVA, Valor de Mercado e Valor Patrimonial. Desta forma, os resultados apontaram que o método de avaliação por múltiplos se mostrou o mais próximo do patamar do preço das ações da Petrobras, seguido pelo valor de mercado e pelo fluxo de caixa descontado. Já o EVA/MVA apresentou valores negativos, evidenciando que a empresa destrói valor dos acionistas. O único método que apresentou valor acima do valor de referência deste estudo foi a avaliação patrimonial. Logo, os resultados confirmam estudos anteriores e sugerem que a dinâmica das variações do preço da Petrobras não segue o pressuposto da Teoria de Finanças.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference36 articles.
1. ALMEIDA, J. E. F. et al. Análise de avaliação residual ‘income valuation, abnormal earnings growth’ e fluxo de caixa descontado aplicados às ofertas públicas de aquisição de ações no Brasil. Revista de Contabilidade e Organizações, v. 6, n. 16, p. 3-19, 2012.
2. ALMEIDA, L. S. F. de et al. Análise comparativa entre o EVA® e os indicadores financeiros (contábeis) tradicionais de empresas da construção civil brasileira: um estudo documental. Gestão & Produção, v. 23, n. 4, p. 733-756, 2016 .
3. ALMEIDA, N. S. de; SILVA, R. F. da; RIBEIRO, K. C. de S. Mensuração do valor da Petrobras: disparidades entre o valor contábil e o valor de bolsa. Revista Contemporânea de Contabilidade, v. 7, n. 14, p. 121-136, 2010.
4. ARAÚJO, A. M. P. de; ASSAF NETO, A. A contabilidade tradicional e a contabilidade baseada em valor. Revista Contabilidade & Finanças, v. 14, n. 33, p. 16-32, 2003.
5. ASSAF NETO, A. Finanças Corporativas e Valor. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2012.