Author:
Teixeira Ana Paula Nascimento de Sousa
Abstract
Este artigo denota o resultado da Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação pela Universidade Tecnológica Intercontinental (UTIC). Assim, destaca-se que o domínio da educação, o panorama do ensino da matemática sofre uma transformação significativa quando se destina a alunos jovens e adultos. Esta mudança exige o desenvolvimento de estratégias personalizadas por parte dos professores de Matemática, dados os desafios únicos colocados por este grupo demográfico. Com isso, o objetivo geral desse estudo é descrever como o desenvolvimento de estratégias contribui na aprendizagem da Matemática na Educação de Jovens e Adultos da Escola Frei Mário Monacelli na cidade de Manaus-AM, Brasil, no período de 2022-2023. Para isso, foi realizado uma pesquisa bibliográfica, de enfoque quantitativo, com fins exploratórios, onde foi realizada entrevistas com 9 professores de EJA na Escola Frei Mário Monacelli. Os resultados mostraram que a partir das dimensões apresentadas e executadas em sala de aula o processo de ensino-aprendizagem na EJA ganha mais destaque, notoriedade e eficácia. Onde a principal forma de se realizar um processo de ensino e aprendizagem significativa para alunos do EJA é utilizar as experiências do cotidiano durante as aulas, pois assim, o conteúdo ganha sentido e os alunos são motivados a continuar estudando e investindo no seu futuro.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference28 articles.
1. AMARAL, Caroline Bohrer do. Estratégias pedagógicas para o ensino fundamental: um enfoque na dimensão socioafetiva. 2017.
2. ARROYO, Miguel; SARAIVA, Ana Maria. Algumas questões sobre educação e enfrentamento da pobreza no Brasil. Em Aberto, v. 30, n. 99, 2017. Disponível em http://www.rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/3205/2940. Acesso em 31 mar. 2023.
3. BACICH, Lilian; MORAN, José (Orgs.). Metodologias ativas para uma Educação inovadora: uma abordagem téorico-prática. Porto Alegre: Penso, 2018.
4. BAIN, Ken. Lo que hacen los mejores professores universitarios. Universitat de València, 2007.
5. BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Casa Civil, Brasília, 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm Acesso em: 20 ago. 2021.