Author:
Lima Mônya Maria Soares,Versiani Clara de Cássia,Pereira Luciana Barbosa,Vogt Sibylle Emilie,Antunes Verônica Isabel Veloso Fonseca,Ruas Sellen Jaqueline Souza,Rocha Ana Paula,Versiani Heloise Cohen Pereira
Abstract
Objetivo: compreender a percepção das puérperas sobre a assistência prestada durante o seu trabalho de parto e parto. Métodos: trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter descritivo, desenvolvida de julho a agosto de 2021 na cidade de Montes Claros-MG. Participaram do estudo sete puérperas que receberam cuidados no parto e nascimento nesta unidade hospitalar, as respondentes incluídas na pesquisa foram aquelas que se submeteram a partos normais e cesáreos na maternidade desta instituição. Resultados: evidenciou-se que as entrevistadas apresentam percepção positiva em relação à assistência ao parto e nascimento do filho. Tal fato foi influenciado pelas práticas adotadas no serviço e os sentimentos vivenciados. Considerações Finais: a humanização das práticas pela instituição e pelos profissionais de saúde proporcionou uma assistência de qualidade para as mulheres. Diante disso, este estudo contribuiu para fortalecer conceitos importantes, e repensar sobre condutas que devem ser abandonadas pelos profissionais de saúde envolvidos no cuidado.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference24 articles.
1. ALVARES, A.S; et al. Práticas obstétricas hospitalares e suas repercussões no bem-estar materno. Revista da Escola de Enfermagem da USP, Cuiabá, v.54, p 1-9, Janeiro, 2020.
2. BACKES, M.T.S; et al. Desafios da gestão do cuidado de enfermagem para a qualidade da atenção obstétrica e neonatal em maternidades públicas brasileiras. In: Anais do 6° Congresso Ibero-Americano de Investigação Qualitativa, Salamanca: CIAIQ, 2017, p. 411- 420.
3. BOURGUIGNON, A.M; GRISOTTI, M. A humanização do parto e nascimento no Brasil nas trajetórias de suas pesquisadoras. História, Ciências, Saúde-Maguinhos, Rio de Janeiro, v.27, n.1, p 485-502, abr-jun, 2020.
4. BRASIL. Ministério da Saúde. Atenção ao pré-natal de baixo risco. Editora MS, Brasília, 1° edição, p 1- 320, 2012.
5. BRASIL. Ministério da Saúde. Humanização do parto e do nascimento. Brasília, 2014.