Author:
Branco Edilane Teixeira Castelo,França Débora Marla Marques,Lima Vanqueline Nogueira de,Machado Ana Rita Gaia
Abstract
O objetivo deste estudo foi verificar a viabilidade da produção de um novo produto lácteo, o iogurte de leite de búfala com geleia de biribá e chia, e seus benefícios para saúde do público idoso, bem como as características físico-químicas. Foram realizadas análises de composição centesimal, onde o iogurte foi submetido à determinação de umidade, lipídeos, proteína, cinzas e carboidratos. O produto lácteo desenvolvido e analisado apresentou baixa umidade (64,7 %). Para o teor de cinzas, foi obtido o valor de 0,9. Apresentou alto teor de lipídios (9,3 g). Mostrou-se um produto com excelente quantidade de proteínas, com 12,4 g. Quanto ao teor de carboidratos e ao teor de fibras, foram obtidos os valores de 11,5 g e 1,2g, respectivamente. O processo de desenvolvimento do iogurte de leite de búfala com geleia de biribá e chia, foi de forma satisfatória. Permitindo a obtenção de um produto viável, de características aceitáveis e de excelente qualidade nutricional, que pode ser inserido na dieta do público idoso.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference40 articles.
1. ALBERTI, T. R.; SOARES, T. L. Levantamento de análise de iogurte realizado pelo laboratório particular em Andrada – MG. Revista Faculdade do Saber, v. 08, n. 16, p. 1690-1701, 2023.
2. ALVES, M. J. F. et al. Relação da ingestão de cálcio com o perfil lipídico em pacientes hipertensos resistentes. Brazilian Journal of Health Review, Curitiba, v. 6, n. 3, p. 9726-9740, 2023.
3. BRASIL. Instrução Normativa nº 46, de 23 de outubro de 2007. Regulamento Técnico de Identidade e Qualidade de Leites Fermentados.
4. BRASIL. Resolução RDC nº. 272 de setembro de 2005. Regulamento técnico para produtos de vegetais, produtos de frutas e cogumelos comestíveis.
5. CAÑAS, G. J. S.; BRAIBANTE, M. E. F. A Química dos Alimentos Funcionais. Química e Sociedade, Quím. Nova esc., v. 41, n. 3, p. 216-223, 2019.