Author:
Miranda Fabiana Serralha,Rosa Alessandra Santos,Guimarães Luísa Veras de Sandes,Romero Maria do Carmo,Justo Alessandra Riesi
Abstract
A autoavaliação avalia todas as dimensões da gestão, desde as atividades administrativas e operacionais, projetos sociais, à atuação e o desempenho dos servidores e profissionais, o ambiente escolar, à aprendizagem dos alunos, dentre tantos outros aspectos, produzindo autoconhecimento institucional para subsidiar a tomada de decisão e o planejamento de ações. Nesse sentido, diagnosticar a situação atual em que está uma Instituição de Educação Superior é de grande importância para o planejamento estratégico, pois possibilita compreender melhor suas potencialidades e fragilidades. Dessa forma, o presente artigo teve por objetivo demonstrar a contribuição da matriz SWOT na elaboração do relatório de autoavaliação institucional em uma Instituição Pública de Ensino Superior localizada na cidade de São Paulo. A pesquisa é um estudo e caso de abordagem qualitativa com caráter descritivo-explicativo. Conclui-se que a matriz SWOT utilizada proporcionou conhecimento da realidade institucional constituindo-se como ferramenta valiosa para a análise dos dados da autoavaliação institucional.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference7 articles.
1. BRASIL. Lei n. 10.861 de 14 de abril de 2004. Disponível em: http://www.planalto.gov.br//ccivil_03/_ato2004-2006/lei/10.861.htm. Acesso em: 18 mar. 2023.
2. DIAS SOBRINHO, J. Avaliação Educativa: Produção de Sentidos com Valor de Formação e Avaliação (2008). Revista da Avaliação da Educação Superior 13(1). Disponível em: http://periodicos.uniso.br/ojs/index.php/avaliacao/article/view/259. Acesso em: 20 ago. 2020.
3. GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
4. INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP). Nota Técnica INEP/DAES/CONAES Nº65, de 09 de outubro de 2014. Brasília: INEP, 2014. Disponível em: https://www.ifpb.edu.br/cpa/documentos/nota-tecnica-no-65-conaes-daes-inep.pdf.
5. KOTLER, P.; KELLER, K. L. Administração de marketing. São Paulo: Pearson Education, 2012.