Author:
Souza Aline Cristiane Lopes de,Souza Ana Beatriz dos Santos,Vasconcelos Adria Liene Reis,Pinto Sônia Claudia Almeida,Monteiro Rita de Cássia Gaspar
Abstract
Introdução: As ações de Educação em Saúde (EDS) apoiam-se no conceito de promoção de saúde, uma vez que se caracterizam pela disseminação de práticas e conhecimentos em saúde, que auxiliam na prevenção de doenças e agravos. Dessa forma, dentre a equipe multiprofissional habilitada para a realização de EDS, destaca-se o terapeuta ocupacional. Objetivo: Este estudo objetiva relatar a experiência de acadêmicas de terapia ocupacional em ações realizadas para a promoção em educação e saúde dos usuários do SUS. Método: É um estudo descritivo, com uma abordagem qualitativa, do tipo relato de experiência, sobre os atendimentos de acadêmicas do curso de Terapia Ocupacional da Universidade do Estado do Pará (UEPA), em salas de espera com usuários do SUS. Resultados e Discussões: As atividades de educação em saúde ocorriam semanalmente, totalizando 8 ações ao final da prática, que tinham como objetivos a promoção de saúde, propiciar informações, verificar os conhecimentos dos participantes e incentivar a inserção de hábitos saudáveis e de prevenção à saúde. Conclusão: Desse modo, observou-se a importância da prática de educação em saúde, para proporcionar um espaço de disseminação de informações, debates, trocas de vivências e relatos para o público assistido, além de auxiliar na formação profissional das acadêmicas.
Publisher
South Florida Publishing LLC
Reference15 articles.
1. BARRETO, A. C. O. et al. Percepção da equipe multiprofissional da Atenção Primária sobre educação em saúde. Rev. Bras. Enferm., Fortaleza, v. 72, n. 1, p. 278-285, 14 fev. 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0034-7167-2017-0702. Acesso em: 01 nov. 2023.
2. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Política Nacional de Educação Permanente em Saúde: o que se tem produzido para o seu fortalecimento?. 1. ed. rev. Brasília: Ministério da Saúde, 2018. Acesso em: 01 nov. 2023.
3. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Análise em Saúde e Vigilância de Doenças Não Transmissíveis. VIGITEL BRASIL - 2019: vigilância de fatores de risco e proteção para doenças crônicas por inquérito telefônico. Brasília, DF, 2020. Disponível em: https://portalarquivos.saude.gov.br/images/pdf/202brasil-2019-vigilancia-fatores-risco.pdf. Acesso em: 07 nov. 2023.
4. BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Promoção da Saúde: aproximações ao tema: caderno 1. Brasília: Ministério da Saúde, 2021.
5. BRASIL. Ministério da Saúde. Controle do Câncer de Mama. 2022. Disponível em: . Acesso em: 02 nov. 2023.